A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) celebra, no próximo dia 5 de novembro, 39 anos de existência. E para assinalar a efeméride, foi concebido uma programa de iniciativas que, prolongando-se ao longo do mês, que terão como ponto alto o Dia da FPCEUP 2019, a comemorar já no dia 6 de novembro, quarta-feira.

Dedicado aos Desafios profissionais da Psicologia e das Ciências da Educação, o Dia da FPCEUP 2019 arranca às 10h00, com uma cerimónia que irá juntar os membros da comunidade da faculdade e vários convidados.

Entre as intervenções programadas incluem-se as da Diretora da FPCEUP, Luísa Faria, do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, ou da Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Isabel Menezes.

Pontuada por vários momentos musicais, a sessão incluirá também a entrega de prémios aos estudantes da FPCEUP que mais se destacaram no último ano, bem como o reconhecimento dos docentes da faculdade que se aposentaram recentemente.

Da parte da tarde, e após a abertura do tradicional bolo de aniversário (16h00), a “festa” prossegue com o lançamento da coleção: “Contributos para uma memória futura”, composta por várias obras assinadas por professores e investigadores da faculdade já desaparecidos.

20 dias de festa

O Dia da FPCEUP será então o ponto de partida para um programa de celebrações que vai prolongar-se até 20 de novembro.

Ainda a 6 de novembro, serão inauguradas três exposições nos espaços da FPCEUP.  Entre elas incluem-se os Retratos de educação na cidade, resultante de um concurso de fotografia lançado no âmbito das comemorações dos 30 anos de Ciências da Educação, e História da Educação de Surdos em Portugal 1823 – 2019, inserida no âmbito do ProjetoSpread the Sign 360.

As comemorações prosseguem depois no dia 15 de novembro com a apresentação dos últimos números das revistas Laboreal e Educação, Sociedade & Culturas

O encerramento está marcado para 20 de novembro com uma homenagem a Ana Isabel Pinto, professora da FPCEUP falecida no passado mês de maio.

Sobre a FPCEUP

Criada em 1980, a partir da transformação do curso superior de Psicologia da Universidade do Porto (sediado desde 1977, na Faculdade de Letras) a FPCEUP é uma instituição de referência no ensino e investigação nas áreas da Psicologia e das Ciências da Educação em Portugal.

Instalada desde 2005 no edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora, no Polo II (Asprela), a FPCEUP conta atualmente com cerca de 2000 estudantes, distribuídos pela licenciatura em Ciências da Educação, o mestrado integrado em Psicologia e vários cursos de mestrado e de doutoramento. Para além do ensino, a faculdade desenvolve também atividades de I&D e prestação de serviços à comunidade através dos seus diversos institutos e centros de investigação.