A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) será a nova sede da Cátedra Internacional de Bioética. A mudança foi anunciada por Rui Nunes, professor catedrático da FMUP e secretário-geral da Cátedra que, até aqui, esta organização estava sediada em Haifa, Israel.

Criada em 2001 pela UNESCO, esta Cátedra “tem por objetivo principal promover a educação para a bioética em instituições académicas em todo o mundo, assim como promover os direitos humanos, os direitos humanos das mulheres, a ética das ciências da vida e o direito da saúde nos diferentes países do planeta”.

Atualmente, a Cátedra Internacional de Bioética tem “mais de 250 centros em todo o mundo, com cerca de 1500 membros”. É mesmo “a maior organização desta natureza à escala global”, destaca Rui Nunes.

Dado o prestígio da Cátedra, “a World Medical Association lançou o desafio de a mesma se constituir como um World Medical Association Cooperating Center”, acrescenta o docente da FMUP e investigador do CINTESIS.

Atual presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes é um destacado especialista e defensor público de causas sociais como a legalização do testamento vital, ou a realização de um referendo à eutanásia. É ainda autor de vários livros na área da Bioética.