Organizado pela Comissão para a Sustentabilidade da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), o workshop “Sustentabilidade na FFUP” realizou-se no dia 6 de julho, tendo como foco central a partilha e reflexão de atitudes direcionadas às boas práticas de sustentabilidade, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Um dos pontos fortes do evento foi o envolvimento de toda a comunidade FFUP, refletido aliás pela presença de mais de 70 inscritos, entre docentes, funcionários e estudantes. A própria estrutura do workshop evidenciou esse mesmo envolvimento, tendo sido propostos três painéis – sustentabilidade na investigação, sustentabilidade no ensino e sustentabilidade social – que vão ao encontro dos pilares onde assenta a missão da academia no cumprimento da agenda 2030.

No âmbito dos três painéis, foram apresentadas onze comunicações orais envolvendo docentes, investigadores, técnicos de laboratório e estudantes, evidenciando o que na FFUP está a ser desenvolvido no contexto da sustentabilidade.

O workshop contou também com a conferência “Teaching Education for Sustainable Development at University Level”, proferida por Paul Pace, Professor da Universidade de Malta.

Para a conclusão do evento, foi preparada uma mesa-redonda onde se discutiram e partilharam propostas de melhoria, muitas já em curso, culminando na articulação de recolha de indicadores e de novas propostas de ação.

MesaRedonda_SustentabilidadeFFUP

O workshop terminou com uma mesa-redonda onde se discutiram novas propostas a desenvolver no âmbito da sustentabilidade

A promoção da reflexão e da adoção de melhores práticas de sustentabilidade na comunidade académica foi, segundo a Comissão para a Sustentabilidade da FFUP, um dos principais desígnios da primeira edição deste evento, cujo sucesso e sugestões dos participantes estão já a orientar a preparação da segunda edição, prevista para 2023.