É a oportunidade de debater, com os principais players da indústria da ferrovia, os desafios e os investimentos que o setor do transporte ferroviário atravessa considerando os compromissos climáticos da União Europeia e os fundos europeus dos próximos anos. Organizada pela Plataforma Portuguesa de Cluster Ferroviário, no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário e da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Portugal Railway Summit 2021 acontece já nos dias 2 e 3 de fevereiro, em formato totalmente online, e contará com uma participação destacada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A iniciativa assume particular importância para a discussão de prioridades, novas visões de inovação e desenvolvimento para o setor e toda a sua cadeia de valor num ano em que Portugal vai receber cerca de 45 mil milhões de euros na sequência da crise económica que a pandemia por covid-19 provocou na Europa.

A debater estes e outros temas estará um painel de convidados onse se incluem vários decisores políticos e personalidades ligadas à ferrovia, bem como empresas públicas e privadas, associações industriais e empresariais, clusters internacionais e agências de financiamento europeias e nacionais. O programa completo pode ser consultado aqui.

A participação na Portugal Railway Summit 2021 é gratuita, mediante inscrição obrigatória no site do evento.

FEUP: uma referência na ferrovia

Enquanto patrocinadora do evento, a FEUP vai participar com um stand virtual onde será possível conhecer os projetos e iniciativas mais relevantes que a faculdade tem vindo a desenvolver através seu Centro de Saber da Ferrovia (CSF). Este centro de competências tem como missão potenciar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, bem como contribuir para a afirmação da FEUP como uma referência nacional e internacional ao nível da I&D e Inovação neste domínio.

Recorde-se que a FEUP foi uma das entidades fundadoras da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), que já conta com mais de 60 entidades, um consórcio que permitiu reunir os principais atores do sistema ferroviário nacional e, assim, ganhar dimensão internacional.

Além de liderar/colaborar em vários projetos de investigação na área da ferrovia (CAPACITY4RAIL, IN2RAIL, MAXBE, LIGHTRAIN, PEDDIR, IN2TRACK2, IN2STEMPO, iNBRAIL, iPBRAIL, ID_TRACTION, H2RAIL), a FEUP integra o consórcio SwiTrack’En, membro associado da Joint Undertaking Shift2Rail. Trata-se da maior iniciativa neste domínio promovida pela Comissão Europeia, e tem como objetivo duplicar a capacidade do sistema ferroviário europeu e aumentar a sua segurança e qualidade de serviço, reduzindo, em simultâneo, o custo do ciclo de vida.

A Faculdade de Engenharia é também coordenadora do Programa Doutoral iRail – Innovation in Railway Systems and Technologies, que envolve a Universidade do Minho e a Universidade de São Paulo. Contando já com mais de 30 estudantes de doutoramento, esta iniciativa foca-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras com relevância para o desenvolvimento da ferrovia e alinhadas com o programa SHIFT2RAIL.

A FEUP está igualmente envolvida na criação do futuro Centro de Competências Ferroviárias (CCF) a instalar em Guifões, Matosinhos. Este projeto, que visa unir os sectores públicos e privados e a academia para criar capacidade industrial ferroviária, incluirá um centro de formação profissional, uma incubadora de empresas orientadas para a ferrovia e um centro tecnológico com laboratórios colaborativos.