Para assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), através do iPoint – Intercultural Contact Point, junta-se à Associação Espaço t e lança o I Seminário Intercultural da FEUP, a ter lugar no dia 21 de maio, a partir das 16h00.

Com o intuito de promover e partilhar os valores da diversidade cultural, esta iniciativa pretende sensibilizar e dar a conhecer a importância da diversidade e da inclusão, no seio da riqueza das culturas mundiais, como prioridades estratégicas para o crescimento e desenvolvimento sustentáveis aos níveis social e cultural.

O primeiro painel do evento, dedicado à “Interculturalidade Social”, vai contar com a participação de Pedro Calado, Diretor Adjunto do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, e Cláudia Costa, Chefe da Divisão Municipal da Gestão da Rede Social da Câmara Municipal do Porto, em representação do Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais do Porto.

Já num segundo momento, introduz-se a “Interculturalidade no Ensino Superior“, com a presença de Amélia Lopes, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da U.Porto (FPCEUP), presidente do Conselho Científico e vice-diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FCPEUP, e Catarina Castro, Professora Associada da FEUP e Coordenadora de Mobilidade do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da instituição. As temáticas a serem abordadas incidem sobre a importância da adoção de medidas de apoio à interculturalidade através de ações que permitam combater a polarização e os estereótipos, contribuindo para o enriquecimento da comunidade académica.

A moderação de ambas as sessões ficará a cargo de Luiz Henrique Vasconcelos, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP, consultor júnior no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e fundador da InterUp, associação dedicada ao acompanhamento e integração de estudantes internacionais da Universidade do Porto.

Uma nova Casa do Mundo

A iniciativa vai finalizar com a apresentação da “Casa do Mundo – Porto Intercultural”, um projeto que nasce das mãos da Associação Espaço t, um espaço onde a riqueza da heterogeneidade evidencia um caráter diferenciador e de inclusão. O “t” significa todos: um espaço aberto que utiliza a arte como instrumento de desenvolvimento de competências artísticas, pessoais, sociais, culturais e formativas, promovendo a inclusão de todos.

Com a Casa do Mundo – Porto Intercultural é criado um espaço onde um conjunto alargado de instituições e associações trabalham com diferentes áreas e públicos para a interculturalidade, a inclusão das comunidades imigrantes, a sensibilização e a aceitação da migração e o combate à discriminação e xenofobia.

O I Seminário Intercultural da FEUP terá como palco o Auditório da FEUP e contará com transmissão em direto no canal de Youtube FEUPTV.