A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) inaugura, no próximo dia 27 de novembro, sexta-feira, a exposiçãoSaúde das Plantas: Construir o Conhecimento desde o Século XVI”, enquadrada no Ano Internacional da Fitossanidade, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Com entrada livre, esta exposição parte dos primórdios do conhecimento científico, através de uma mostra de livros centenários, até à investigação atual na FCUP. Entre os “verdadeiros tesouros de sabedoria” expostos estão várias obras da coleção do Fundo Antigo da FCUP, que remontam ao início do ensino da Botânica e da Agricultura na Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto.

Vai estar exposta uma seleção de obras entre os séculos XVI e o XX que abordam a evolução do conhecimento na área, como o conceito de  fitopatologia e a evolução de relatos de pragas e doenças em plantas. Por exemplo, em alguns livros descrevem-se tumores em plantas, a Phylloxera, que é um inseto que afeta a videira, entre outros”, conta Conceição Santos, Diretora da Biblioteca da FCUP.

O Jornal de Horticultura Prática, publicado entre 1870 e 1892 por José Marques Loureiro (1830-1898), é outra das obras de relevo em exposição. Nesta é possível encontrar descrições ilustradas de insetos nocivos a plantas e descrições de tratamentos da época como “o ácido sulfuroso como agente de tratamento de insetos”.

Do passado ao presente…

A Biblioteca da FCUP, que foi recentemente certificada pela FAO, dá ainda a conhecer ao público algumas das publicações de que é depositária. “Esta certificação como biblioteca depositária da FAO é uma contribuição vital para maximizar o acesso às suas informações e promover o conhecimento nos campos de especialização desta Organização”, salienta Conceição Santos.

O papel da investigação na FCUP é outro dos temas centrais da exposição. “Haverá um espaço dedicado à investigação que se faz na nossa faculdade, no âmbito da formação dos estudantes nas múltiplas áreas ligadas à Saúde das Plantas, e que terá uma mostra de imagens, fotografias, notícias e breves descrições dos trabalhos desenvolvidos”, explica a diretora da Biblioteca da FCUP.

Entre eles incluem-se a descoberta de uma nova bactéria que pode afetar a qualidade e a produção de noz, o estudo de uma praga dos frutos vermelhos existente em Portugal, ou ainda avanços na deteção remota de doenças, prevendo-se alargar a outros exemplos nos próximos meses.

A complementar a exposição, estarão em breve disponíveis podcasts realizados com o apoio da Casa Comum da Universidade do Porto.

A exposição Saúde das Plantas: Construir o Conhecimento desde o Século XVI, cujo roteiro pode ser explorado na página da FCUP, estará aberta ao público até ao final de novembro de 2021 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h00, no Edifício FC1 do campus da FCUP, no espaço de exposições da Biblioteca.