O Auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), recebe no próximo dia 7 de outubro, a partir das 18h00, a Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2020/2021, com transmissão online em direto.

Integrada nas comemorações dos 40 anos da FAUP, a cerimónia será assinalada com a conferência ‘Perspetivas para o desenvolvimento da cidade do Porto’ pelos arquitetos arquitetos Manuel Fernandes de Sá, Professor Emérito da FAUP e Coordenador Técnico da atual proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal — PDM, e Pedro Baganha, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto.

Tendo como mote a apresentação do novo PDM do Porto, a conferência “simboliza a determinação de aproximar Universidade e Cidade, sendo o pretexto para trazer a academia para o debate sobre a praxis do território e as suas múltiplas dinâmicas, dimensões e contrastes”.

Conhecer a estratégia subjacente à revisão do plano, ultrapassando a habitual discussão burocrática circunscrita ao tema da edificabilidade e valorizando outras temáticas relevantes com impacto na qualidade de vida dos cidadãos – entre outras, os contínuos verdes, as áreas focadas nos peões e nas atividades de proximidade, ou as novas áreas de desenvolvimento -, constitui “uma oportunidade para a escola contribuir para uma reflexão alargada sobre o território urbano da cidade”.

A sessão enquadra-se, também, no tema escolhido neste ano marcado pela pandemia pela União Internacional de Arquitetos para o Dia Mundial da Arquitectura – Toward a better urban future. O Dia Mundial da Arquitetura assinala-se todos os anos na primeira 2.ª feira do mês de outubro, celebrando-se este ano no dia 5 de outubro.

Prémios aos melhores estudantes e abertura da ANUÁRIA’20

Após a conferência, terá lugar a entrega de prémios ao melhor estudante a terminar o 3.º ano no ano letivo 2019/2020, e ao melhor estudante a terminar o Mestrado Integrado no ano letivo 2018/2019 com média igual ou superior a 16 valores. Serão também atribuídas menções de reconhecimento aos estudantes que se doutoraram no ano letivo 2018/2019.

O evento assinala também a inauguração da exposição ‘Anuária’20’.  Sob o título ‘Experiências: diálogos entre o analógico e o digital’, a mostra, comissariada pelo docente Mário Mesquita, reúne uma seleção dos trabalhos mais significativos desenvolvidos ao longo do último ano pelos estudantes dos diferentes cursos da “Escola do Porto”. Neste ano atípico “reflete, em especial, a diversidade de experiências de ensino-aprendizagem que a escola integra, desde aquelas vividas no espaço físico da escola até às condições particulares de utilização de meios de comunicação digital à distância que circunstância pandémica impôs”.

A Anuária, que este ano cumpre a sua 25.ª edição, assume a “dupla missão de exposição e arquivo dos melhores exemplos de exercícios curriculares dos cursos da Faculdade”.

A exposição ficará patente até 11 de dezembro 2020, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 17h00 às 20h00.

Devido às medidas de prevenção e contenção da pandemia da Covid-19, que impõem uma redução significativa da lotação dos espaços, e obriga a procedimentos estritos no seu acesso, o acesso presencial à Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2020/2021 é reservado.

Mais informações aqui.