É a pensar no universo dos estudantes de 2.º e 3.º ciclos das cinco universidades que compõem a European University Alliance for Global Health (EUGLOH) que um grupo de docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o apoio das Universidades parceiras da Aliança, promove, a partir do próximo dia 27 de novembro, uma formação online sobre Comunicação e Literacia em Saúde, a decorrer em formato de Hackathon.

Ao longo das 11 semanas – até 19 de fevereiro de 2021 – que integram a atividade Digital Media in Health Communication and Literacy, os participantes selecionados terão a oportunidade de desenvolver, em equipas multidisciplinares e internacionais, projetos baseados em media digitais. Estes deverão comunicar de forma eficaz conceitos complexos da investigação científica e, em particular, da área da saúde.

Para garantir o sucesso desta “maratona de trabalho”, os estudantes estarão imersos num contexto colaborativo e serão guiados através de um processo de exploração de diferentes metodologias (como design thinking, lean start-up, agile), com foco na criação de materiais de comunicação e literacia em saúde, tanto em formatos lineares como experimentais.

Trabalhar novas competências

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do grupo de trabalho liderado pela U.Porto, que se dedica à promoção de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de competências transversais e transferíveis, como a comunicação, pensamento crítico ou trabalho em equipa.

Ao adotar-se o formato original de um Hackathon, pretende-se ainda que os estudantes possa mdesenvolver capacidades de resiliência e de resolução de problemas concretos.

Adicionalmente, esta iniciativa conta com a colaboração de especialistas na Comunicação e Literacia em Saúde. Em cada uma das sessões, o programa da atividade terá convidados de todo o acossistema EUGLOH, nomeadamente das áreas da Comunicação e Literacia em Saúde, do mundo empresarial ou do setor da saúde.

Na última semana, as equipas farão uma apresentação final dos trabalhos em formato elevator pitch.

Como participar?

A formação é gratuita e será lecionada exclusivamente online e em inglês . As candidaturas decorrem até às 23h59 do dia 17 de novembro e podem ser feitas aqui.

Os participantes que completem a atividade com sucesso receberão um certificado de participação, correspondente a 3 ECTS.

Mais informações aqui.

(artigo atualizado às 14h00 do dia 16/10/2020)