A equipa “Heroes of the C”, composta por estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, conquistou uma medalha de prata no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), tendo sido a equipa portuguesa com melhor prestação naquele concurso internacional de programação.

O SWERC – prova que serve para apurar os representantes do sudoeste europeu na grande final do ICPC (International Collegiate Programming Contest), a maior competição de programação informática universitária do mundo – decorreu nos dias 17 e 19 de fevereiro, em Milão, Itália. Em competição estiveram 120 equipas oriundas de 53 das melhores universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Israel

Os “Heroes of the C” terminaram o concurso num honroso 5.º lugar, tendo resolvido 10 dos 12 problemas propostos (apenas menos um problema que os primeiros classificados).

A equipa medalhada integrou os estudantes Duarte Nóbrega, da Licenciatura em Ciência de Computadores da FCUP, Paulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, e teve como treinador Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da FCUP.

Duarte Nóbrega, Kevin Pucci e Paulo Sousa resolveram 10 dos 12 desafios propostos pela organização. (Foto: DR)

Recorde-se que a equipa “Heroes of the C” garantiu um lugar no SWERC na sequência da vitória na MIUP 2022, o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários.

O resultado obtido no SWERC dá assim continuidade aos excelentes resultados obtidos por equipas do DCC/FCUP nesta e noturas competições de programação, quer na participação, quer na sua organização.

Com efeito, desde que em 1999 as equipas da FCUP começaram a participar no SWERC, a melhor equipa portuguesa foi do DCC em 14 dessas 24 edições. As equipas do DCC registam ainda oito das 10 classificações “top-8” de uma equipa portuguesa na competição.

O ponto alto deste trajeto aconteceu em 2018, ano em que uma equipa da FCUP se tornou a primeira equipa portuguesa a apurar-se para a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizada no ano seguinte pela Universidade do Porto. Uma participação que culminaria numa honrosa 41.ª posição entre 135 equipas de todo o mundo.