Os estudantes Alberto Pacheco, Gonçalo Paredes e Ricardo Pereira e o docente Pedro Ribeiro constituem a equipa que vai representar Portugal na final mundial do maior campeonato internacional de programação.

Uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) apurou-se no início deste mês para a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), conquistando assim o direito de representar Portugal na grande decisão da edição 2019 da maior competição de programação informática universitária do mundo, que será organizada pela Universidade do Porto.

Foi em Paris que a equipa “FCUP 1”, liderada pelo docente Pedro Ribeiro e composta pelos estudantes Alberto Pacheco, do 3.º ano da Licenciatura em Matemática, Gonçalo Paredes e Ricardo Pereira, ambos do 3.º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores, garantiu o “passaporte” para  final do ICPC 2019. Isto depois conquistar uma medalha de bronze no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2018, evento que serviu de seleção regional para o concurso.

No SWERC’2018 participaram todas as principais universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suiça e Israel. Na edição deste ano, um número recorde de 89 equipas oriundas de 49 diferentes instituições deslocou-se até à capital francesa, onde tentaram resolver 11 desafiantes problemas usando as linguagens de programação C, C++, Java ou Python. Neste concurso de programação, durante 5 horas, equipas de três estudantes universitários procuraram resolver um conjunto de problemas focados na componente algorítmica e na sua eficiente implementação.

A equipa “FCUP 1” conquistou a medalha de bronze na eliminatória regional SWERC para ter acesso à final mundial do ICPC 2019.

Ao todo, nesta semifinal europeia do ICPC, foram entregues duas medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

Esta é quinta vez consecutiva que equipas do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP obtêm o melhor lugar de uma equipa portuguesa no SWERC. De resto, e só nos últimos 20 anos, a Universidade do Porto registou a melhor classificação portuguesa em 16 ocasiões. , doze das quais por equipas da FCUP. A U.Porto assina ainda oito das nove presenças nacionais no Top-8 da competição, sendo delas protagonizadas por equipas do DCC/FCUP.

A final mundial do ICPC 2019 vai decorrer na Alfândega do Porto, de 31 de março a 5 de abril de 2019, numa organização liderada pela Universidade do Porto. Nessa altura, mais de 500 estudantes de todo o mundo disputarão o troféu, transformando a cidade invicta na “capital mundial” da programação informática.