A Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES – LC Porto), com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi a grande vencedora da edição deste ano da International Civil Engineering Competition (ICEC), uma competição internacional que desafia os estudantes de Licenciatura e Mestrado em diferentes áreas da Engenharia Civil, e cuja fase final decorreu em Timisoara, na Roménia, de 17 e 24 de julho.

A equipa, composta pelos estudantes Sofia Fernandes, João Pedro Campelo e Lucas Leão, começou por destacar-se na fase local da competição, realizada no Porto, tendo conquistado aí a oportunidade de participar na fase final, juntamente com 14 equipas de outras universidades.

Composta por três desafios, a fase internacional da ICEC começou por uma prova materiais de construção, onde os participantes dispunham de três horas para produzir um bloco com elevada resistência mecânica com apenas água, cimento, areia e aditivos.

A segunda prova exigia mais conhecimentos de hidráulica aos estudantes, cujo objetivo passava por dimensionar malhas para distribuição de água da forma mais eficiente possível para três reservatórios.

O último desafio focou-se em estruturas sísmicas, tendo sido construída uma estrutura com quatro pisos acima do solo com palitos de churrasco, papel, cola quente e plataformas de madeira. No final, as estruturas foram testadas numa mesa sísmica e sujeitas a níveis sísmicos crescentes de acordo com a gravação de movimentos do terramoto de Myiagi, no Japão, até ao colapso.

Para os três estudantes da FEUP, “o ICEC representou a força e a competência que um corpo de estudantes pode ter, independentemente da altura académica. Foi um evento grandioso planeado por estudantes para estudantes que nos permitiu ter contacto não só com o lado mais prático da engenharia civil, mas também com alunos da mesma especialidade de países diferentes, que têm uma visão única do que é ser engenheiro”

“Antes de sabermos que fomos os vencedores, falávamos entre nós sobre como, independentemente do resultado, estávamos satisfeitos com os nossos resultados e felizes de chegar onde chegámos. O ICEC por si só já é uma enorme experiência e a vitória é só a cereja no topo do bolo”, acrescenta a equipa vencedora

Além do reconhecimento internacional, a equipa da IACES – LC Porto recebeu também um prémio com o valor monetário de 450 euros.