Todas as semanas, há mais de duas décadas, estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Arquitetura Paisagista, da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Mestrado Integrado em Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura (FAUP) da Universidade do Porto,  juntam-se para a aula da Unidade Curricular de Desenho 1. De bloco e lápis na mão, da sala de aula à cidade invicta, desenham desde espaços interiores e exteriores, entre edifícios e jardins icónicos da cidade do Porto, até detalhes, aparentemente mais singelos, de frutas e legumes. Uma seleção desses trabalhos está à vista na exposição “Espaços que nos unem”, patente nos vários edifícios da FCUP, de 11 a 25 de maio

“O Desenho tem permitido uma comunhão interdisciplinar muito interessante entre os estudantes das duas faculdades, sendo aqui que se começa a alicerçar uma relação que se deseja que continue ao longo das suas vidas profissionais”, descreve Cláudia Fernandes, diretora da licenciatura em Arquitetura Paisagista da FCUP e curadora da exposição. Por outras palavras, tanto os estudantes de Arquitetura Paisagista desenham edifícios como os de Arquitetura desenham jardins.

Desenho da autoria de Maria Inês Faia, de arquitetura paisagista.

“Foram considerados alguns desenhos que se debruçam sobre temas que relacionam de modo íntimo os Cursos de Arquitetura Paisagista e do Mestrado Integrado em Arquitetura”, complementa o também curador da exposição, José Maria Lopes, docente da FAUP e responsável pela UC Desenho 1.

São exemplos espaços de união entre estas duas faculdades na cidade do Porto, o edifício da Reitoria, os edifícios de Ciências, Arquitetura e Belas Artes, assim como jardins como os do Palácio de Cristal e da Cordoaria.

Participaram ainda na seleção de desenhos os docentes da FAUP Jorge Abade, José Manuel Barbosa e Nuno Sousa, que também lecionam esta unidade curricular.

Desenho da autoria de Lucas Keller, estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura, na FAUP. (Foto: DR)

Para além de um número alargado de desenhos em formato físico, a exposição “Espaços que nos Unem” contempla ainda uma galeria digital com mais de 500 trabalhos realizados ao longo dos diversos anos.

A entrada é livre