Margarida Freire, Rita Xavier de Barros e Pedro Furtado, todos eles estudantes do 3.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceram o prémio de melhor Projeto Arquitetura Ibérico da XXXII edição do Concurso de Soluções Construtivas Pladur®, com o projeto ‘Del Drago al Mar’.

Promovida pela empresa Pladur GYPSUM S.A.U., o concurso deste ano desafiou mais de 600 estudantes de 25 escolas de Arquitetura da Península Ibérica a desenvolverem uma proposta para a implantação de um edifício no centro urbano de Icod de los Vinos, uma localidade da ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha), considerada Bem de Interesse Cultural (BIC).

O projeto “Del Drago al Mar” destacou-se dos restantes candidatos em aspetos como a escolha dos materiais, o cuidado com o ambiente e o seu cariz sustentável”.

O júri – composto por arquitetos e representantes do CSCAE – Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España (Espanha) e da Ordem de Arquitectos (Portugal) – destacou ainda a “forte carga poética do projeto” premiado com 6 mil euros.

“Como sempre, os estudantes superam-se a si próprios todos os anos e o trabalho dos júris é mais difícil. Os estudantes da Universidade do Porto são discípulos de Álvaro Siza, um dos arquitetos mais importantes do mundo”, destacou Enrique Ramírez, diretor-geral da Pladur.Pladur GYPSUM S.A.U.

O projeto desenvolvido pelos estudantes da FAUP destacou-se entre as centenas de trabalhos a concurso. (Foto: DR)

Para além dos estudantes da FAUP, a edição deste ano do Concurso de Soluções Construtivas Pladur®, distinguiu ainda os projetos INCOMNIA e VIENTOS AL SOCAIRE, ambos da autoria de estudantes da ETSA de Granada (Espanha), com o Prémio para Melhor Solução Construtiva e o Prémio Menção Pladur® BIM, respetivamente.

A cerimónia de entrega de prémios da XXXII edição do Concurso de Soluções Construtivas Pladur® decorreu no passado dia 17 de junho, no espaço Domo 360, em Madrid.