David Carrageta, estudante de doutoramento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), foi recentemente distinguido com a Bolsa Charneco da Costa da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), destinada a projetos inovadores na área da investigação fundamental em Diabetologia, a decorrer em Portugal.

O projeto premiado com 5 mil euros, intitulado “Insulinossomes – a crosstalk between Sertoli cells and spermatozoa”, visa estudar o papel da insulina nas células de Sertoli, espermatozoides humanos e na fertilidade masculina.

“Após 100 anos da sua descoberta, ainda pouco se sabe sobre qual o papel da insulina na regulação metabólica do testículo e da espermatogénese, processo pelo qual ocorre a produção do gâmeta masculino – o espermatozoide”, salienta David Carrageta, que frequenta atualmente o 3.º ano do doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS.

O projeto premiado vai estudar o papel da insulina na regulação metabólica da espermatogénese, o processo pelo qual ocorre a produção dos espermatozoides. (Foto: DR)

Este projeto encontra-se a ser desenvolvido na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), integrante do ICBAS, e com a participação da Clínica de Genética da Reprodução Alberto Barros e do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).

O projeto conta com a orientação de Marco Alves, Investigador Auxiliar do ICBAS-UMIB, e de Pedro Fontes Oliveira, Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Aveiro; e conta com a coordenação de Mariana Monteiro, professora associada do ICBAS, Investigadora Principal do grupo “Endocrine and Metabolic Research” e Coordenadora Geral da UMIB.

A Bolsa Charneco da Costa foi entregue durante o 17.º Congresso Português de Diabetes, que decorreu de 11 a 17 de março em formato digital.