O estudante Francisco Pêgo, finalista do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), está a participar na Assembleia Mundial da Saúde, que está a decorrer em Genebra (Suíça).

Integrando a delegação da Federação Internacional de Estudantes de Medicina, as funções de Francisco Pêgo neste encontro anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) passam por apresentar as posições dos futuros médicos, além de participar nos eventos paralelos para intervir enquanto estudante e estabelecer contacto com eventuais parceiros.

Como a sua futura profissão passará pela promoção da Saúde Global, o estudante da FMUP acredita que “é relevante conhecer o funcionamento interno de uma organização tão preponderante como é a Organização Mundial da Saúde”.

Para Francisco Pêgo, alcançar o sucesso nesta Assembleia não só “permitiria que as escolas médicas estivessem mais representadas em delegações futuras”, como também possibilitará “criar mecanismos em que as delegações oficiais dos Estados Membros possam incluir, pelo menos, um representante jovem”.

Iniciados os trabalhos de preparação ainda em abril, os contributos do jovem português têm passado por “intervir nos debates de preparação da delegação com frequência e assertividade” e por “analisar a medicina do ponto de vista populacional, o que pode ser interessante para o tipo de discussões que há num evento destes”.

Sobre a Assembleia Mundial de Saúde

A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão decisório da OMS que reúne, anualmente, os ministros de saúde de todo o mundo e atores mundiais de relevo na área para fomentar sinergias e alinhar prioridades e estratégias globais em saúde.

Esta é a primeira edição presencial desde o início da pandemia de COVID-19, cujo tema é “Saúde pela Paz, Paz pela Saúde”.

A Assembleia Mundial da Saúde teve início no passado domingo, 22 de maio, e prolonga-se até ao próximo dia 28 de maio.