Nasceu em Vila Nova de Gaia há 21 anos, ingressou há dois na licenciatura em Línguas e Relações Internacionais da Faculdade de Letras (FLUP), já ganhou um Prémio Incentivo da Universidade e, neste momento, encontra-se na Alemanha ao abrigo do programa Erasmus. Foi com essa “bagagem” que Iolanda Castro Barbosa assumiu, em outubro passado, o papel de Embaixadora de Carreiras na União Europeia (EU Careers Ambassador) da U.Porto para o ano letivo 2023/2024.

“Este cargo é muito importante para mim, pois sempre tive curiosidade sobre que oportunidades existem na União Europeia (devido ao facto de estudar Línguas e Relações Internacionais). Além disso, permite poder partilhar com os estudantes da U.Porto a quantidade de oportunidades de carreira que, provavelmente, de outro modo não conheceriam”, apresenta-se a estudante, a quem cabe agora servir de ponto de contacto entre os estudantes e diplomados da U.Porto e o Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (EPSO – European Personnel Selection Office), responsável pela contratação de pessoal para as instituições e agências da União Europeia.

Enquanto EU Careers Ambassador, Iolanda Barbosa tem como missão “impactar os diferentes alunos, de modo a incentivá-los a ver oportunidades dentro da União Europeia ou ajudá-los a encontrar a oportunidade mais interessante para o seu perfil ou até mesmo ajudar a despertar a curiosidade em relação às carreiras da UE”.

Para isso, “espero poder integrar-me em feiras de empregabilidade das faculdades, dinamizar sessões em algumas aulas, inserir-me em eventos diversos dedicados a oportunidades para os jovens, pois, deste modo, poderei alcançar jovens do Porto que eventualmente não estudam apenas na U. Porto, mas que tenham igual interesse em trabalhar na União Europeia”.

“Também desejo fazer sessões em diferentes faculdades para alcançar o máximo de pessoas possível, seja online ou presencialmente (apesar de neste primeiro semestre ser essencialmente online, uma vez que estou num período de mobilidade em Erasmus)”, projeta.

O papel de Embaixadora implica ainda “o trabalho em equipa com os restantes estudantes embaixadores portugueses, que consiste em reunir informação relevante sobre vagas e oportunidades e partilhá-las online”.

“Uma oportunidade para conhecer melhor a União Europeia”

Antes de assumir o cargo de EU Careers Ambassador , Iolanda Barbosa teve que viajar até ao Luxemburgo para participar numa formação promovida pelo EPSO, ocasião em que teve a oportunidade de conhecer o Parlamento Europeu nesse país. “Desempenhar este papel enquanto estudante embaixador é verdadeiramente uma oportunidade para conhecer melhor a União Europeia”, diz.

A estudante aproveita por isso para “desafiar” os/as futuros/as candidatos/as: “Desde que haja dedicação e vontade de explorar todas as hipóteses que este papel proporciona, vale a pena tentar e informarem-se no site da EU Careers, que tem sempre tudo muito claro e acessível no que toca a esta oportunidade”.

Apesar de estar atualmente fora do país, a fazer uma mobilidade na prestigiada Universität Konstanz (Alemanha), Iolanda acredita que essa experiência “fora da minha zona de conforto” – até  pode beneficiar o trabalho desenvolvido junto da comunidade estudantil da U.Porto. “Ter esta experiência de estudante embaixadora sendo estudante de Erasmus, faz-me sentir ainda mais o impacto do que é fazer parte da UE enquanto cidadã e o quanto esta organização tem tanto para oferecer”, confessa.

Atualmente, Iolanda Barbosa (Linkedin) integra também o Núcleo de Relações Internacionais da Universidade do Porto (NERIUP), na qualidade de coordenadora do departamento de Eventos. Anteriormente, fez parte da AIESEC, uma organização que tem como foco a liderança jovem.

Os estudantes interessados podem contactar a Embaixadora EU Careers para a U.Porto através do e-mail [email protected].