Numa era marcada por avanços tecnológicos e metodologias em constante evolução, o panorama da gestão de ciência está a passar por profundas transformações. Reconhecendo a necessidade de acautelar estas mudanças e traçar um rumo para o futuro, a Universidade do Porto, a Universidade de Alcalá e a Universidade de Paris-Saclay coorganizaram recentemente, no quadro da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), um inovador “Blended Intensive Program” (BIP), financiado pelo programa Erasmus+, dedicado a explorar as complexidades da gestão de ciência nos próximos anos.
Tendo como tema/mote “The Future Of Eugloh Research Management: Aligning Framework Conditions For Research Management To Strengthen The European Research Area”, este evento serviu como plataforma para discussões, troca de ideias e brainstorming colaborativo, oferecendo um vislumbre do futuro da gestão de ciência e abrindo caminho para avanços transformadores nesta dimensão.
Através de apresentações envolventes, painéis de discussão e sessões interativas, os participantes aprofundaram vários tópicos relacionados com a gestão de ciência, desde a identificação dos desafios atuais até à forma como a Aliança EUGLOH pode apoiar a superação destes desafios na gestão de ciência.
A U.Porto acolheu a parte presencial do BIP entre os dias 15 e 19 de abril, tendo contado com mais de 20 participantes de toda a Europa e representantes das nove universidades parceiras da EUGLOH. O evento facilitou o diálogo interdisciplinar e promoveu uma compreensão das complexidades inerentes à gestão de ciência.
As instituições coorganizadoras trouxeram para a mesa perspetivas únicas e conhecimentos inestimáveis através dos oradores convidados, especialistas em gestão de ciência de Norte a Sul de Portugal, contribuindo para a profundidade e amplitude dos conhecimentos partilhados durante o BIP.
Os principais temas que emergiram das deliberações incluíram o papel crescente da inteligência artificial na otimização dos processos de investigação, a importância da ética e da privacidade dos dados numa era de big data, e a necessidade de promover uma cultura de colaboração e partilha de conhecimento entre organizações.
Luz verde para uma Rede de Gestão de Ciência na EUGLOH
As discussões giraram igualmente em torno dos desafios colocados pelo cenário regulamentar em rápida evolução, com os participantes a conceberem um Plano de Ação para a criação de uma Rede de Gestão de Ciência na Aliança EUGLOH para garantir a colaboração e promover simultaneamente a inovação e o progresso científico europeu.
Após o encerramento do BIP, os participantes partiram com uma visão partilhada para o futuro da gestão da investigação. Dotados de novas perspetivas, insights acionáveis e redes fortalecidas, os participantes estarão preparados para impulsionar mudanças significativas e moldar a trajetória da gestão de ciência nos próximos anos.
O BIP contou com participação e colaboração de diversas entidades ligadas à U.Porto. Entre elas destacam-se o Serviço de Investigação e Projetos (SIP), o Serviço de Relações Internacionais (SRI), a Unidade de Gestão de Projetos Financiados (UGPF), a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Letras (FLUP), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), o BIOPOLIS, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).