A Universidade do Porto oferecia-lhe tudo o que ela procurava, por isso, na hora de escolher o que queria para o seu futuro, Iolanda Barbosa não hesitou em colocar a licenciatura em Línguas e Relações Internacionais da Faculdade de Letras (FLUP) no topo das preferências

Do primeiro ano do curso, a estudante natural de Gaia destaca “a oportunidade de conhecer todas as pessoas” que se revelaram um “grande suporte ao longo da licenciatura”, a par da componente de conhecimentos que o curso lhe permitiu adquirir. 

Aos 21 anos, Iolanda Barbosa não sabe o que o futuro reserva, mas “independentemente da escolha que faça ou do percurso que siga” acredita que estará “feliz com essa decisão”.  O percurso até aqui pode ter sido “desafiante”, mas a verdade é que compensou. Com uma média de 18,3 valores, a estudante da FLUP integra o grupo premiados com o Prémio Incentivo 2023, destinado melhores estudantes do primeiro ano da U.Porto,  «no ano letivo 2021/2022.

Receber este prémio é, para Iolanda Barbosa, um “motivo de orgulho”. “O Prémio Incentivo tem uma grande importância, pois sinto que realmente me relembra de como todo o esforço que coloco nos meus estudos vale a pena”, acrescenta a jovem estudante.

– O que te motivou a escolher a Universidade do Porto? 

Eu escolhi a U.Porto por ter um curso específico que se enquadrava nos meus gostos (Línguas e Relações Internacionais), pois tenho interesses muito distintos e senti que este curso incorporava várias áreas que me agradavam, sendo que só encontrava estas duas vertentes juntas na U. Porto. 

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade? 

O que mais gostei no primeiro ano foi, sem dúvida, de poder conhecer os meus novos colegas. Além da componente do conhecimento útil para a nossa futura vida profissional, a Universidade proporciona-nos a oportunidade de conhecer gente com interesses semelhantes, que, muitas vezes, se tornam no nosso grande suporte ao longo da licenciatura. Assim sendo, ter tido a oportunidade de conhecer todas as pessoas que conheci foi aa melhor parte do primeiro ano. 

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade? 

Relativamente à FLUP, o que gostaria de ver melhorado seria os métodos de avaliação, de modo a podermos ter uma vertente mais prática dentro da nossa área profissional ou até mesmo a inserção de um estágio curricular. Ao nível da U.Porto, não teria nenhum aspeto a destacar.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti? 

O Prémio Incentivo tem uma grande importância, pois sinto que realmente me relembra de como todo o esforço que coloco nos meus estudos vale a pena. Receber este prémio é um motivo de orgulho e faz-me sentir muito contente por ter conseguido alcançar este objetivo. Agora, é continuar a dar o meu melhor para continuar a fazer um bom trabalho.

 – Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Apesar de ser desafiante pensar em mim daqui a 10 anos, eu diria que me vejo a trabalhar numa área mais empresarial (de preferência, em que possa pôr em prática as línguas que aprendo atualmente) ou a trabalhar numa organização internacional, pois também é um ramo que me agrada. Independentemente da escolha que faça ou do percurso que siga, eu acredito que estarei feliz com essa decisão. 

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.