Arrancou esta terça-feira, nos espaços do Porto Innovation Hub (PIH), o “Ciclo de Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, iniciativa que, ao longo das próximas semanas, se propõe a mostrar o lado mais inovador da Engenharia Civil na cidade, através de um programa alargado de atividades abertas a toda a população.

Resultado da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em parceria com a Reitoria da U.Porto e a Ordem dos Engenheiros – Região Norte, este ciclo enquadra-se na atividade “Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, que, desde 2016, tem vindo a envolver os cidadãos e visitantes da Invicta na descoberta da inovação que transformou a cidade nos últimos séculos.

Neste âmbito, foi preparado um programa de ações unidas pelo propósito de revelar o conhecimento científico e tecnológico que sustenta muitas das obras emblemáticas e infraestruturas fundamentais que fazem o desenvolvimento da cidade.

O evento, que se prolongará até 13 dezembro, inclui um ciclo de conferências em que se vai debater o impacto das diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Cada sessão contará com o debate sobre a área em análise e a participação de personalidades convidadas, a apresentação de projetos de investigação recentes e de obras onde essa inovação é integrada.

As três primeiras sessões vão decorrer nos dias 10, 15 e 22 de outubro, com os seguintes temas e moderadores: “Análise do tráfego do Porto”, por José Pedro Tavares; “A marginal do Douro”, por Fernando Veloso Gomes; e “Património cultural e analise de risco”, por Esmeralda Paupério e Xavier Romão.

O PIH  tem também patente uma exposição composta por diversos instrumentos, maquetes e protótipos históricos, inovadores na sua época, que têm vindo a apoiar a evolução e desenvolvimento da Engenharia Civil.

À descoberta da cidade

Paralelamente aos eventos que acontecem nos espaços do PIH, será dada continuidade às visitas “Fora de Portas”, que consistem em encontros guiados com teor técnico a locais históricos e emblemáticos da cidade do Porto, acompanhados com uma publicação da Sebentas d’Obra.

A próxima visita vai decorrer no dia 11 de outubro e terá como destino o Centro Português de Fotografia (antiga Cadeira da Relação). A guiar os participantes estarão Esmeralda Paupério, engenheira Civil e investigadora do Instituto da Construção – Núcleo de Reabilitação da FEUP (IC – FEUP), e a arquiteta Isabel Sereno.

Todas as iniciativas inseridas no “Ciclo de Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” são abertas ao público, de forma gratuita, ainda que sujeitas a agendamento ou inscrição prévia.

Mais informações aqui.