Azitek, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e a Addvolt, empresas graduada da UPTEC, ambas spin-off U.Porto, conquistaram, respetivamente, os prémios da Startup Revelação e Startup Indústria & Tecnologia dos Portugal Ventures Awards 2022. A edição deste ano do galardão distinguiu ainda Bruno Azevedo, CEO e cofundador da Addvolt, como o Empreendedor do Ano.

A Azitek, fundada por alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), desenvolve uma solução integrada, através de uma tecnologia de radiofrequência, que monitoriza ativos importantes para empresas. A startup trabalha desde o hardware até à cloud e a sua tecnologia tem duas grandes aplicações: monitorizar comboios logísticos e empilhadores em chão-de-fábrica e seguir todo o tipo de ativos — como paletes, bobines, caixas de plástico, carros, caixotes do lixo, entre outros.

“Esta distinção por parte da Portugal Ventures vem valorizar o caminho da empresa no ano de 2022 e reforça, claramente, as nossas expectativas para o futuro. Agradecemos todo o apoio dado pela Portugal Ventures e a confiança depositada em nós para a escolha de Startup Revelação.”, afirma José Valente, CEO e fundador da Azitek.

A Addvolt, por sua vez, viu premiado um percurso marcado pelo desenvolvimento de um sistema plug-in elétrico, que assegura a distribuição de produtos frescos e congelados sem recorrer ao uso de diesel. Além disso, é livre de emissões de CO2 e opera com baixo ruído devido à combinação de veículo a gás com um inovador sistema de refrigeração alimentado em modo elétrico.

Fundada em 2014 por quatro alumni da FEUP e atualmente presente em mais de dez mercados de três continentes, a Addvolt está e tem importantes parcerias estratégicas, como é o caso da HAVI Portugal, uma empresa de logística mundialmente reconhecida. Mais recentemente, a empresa venceu a 18ª edição dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI.

Ao sucesso da Addvolt está fortemente ligado Bruno Azevedo, CEO e cofundador da empresa que, em 2020, integrou a lista dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos, para a revista Forbes.

Bruno Azevedo, CEO da Addvolt, foi eleito o Empreendedor do Ano 2022. (Foto DR)

A edição 2022 dos Portugal Ventures Awards entregou um total de dez distinções, destinadas a reconhecer startups que apresentem percursos de excelência