Fundada por antigos estudantes da FEUP, a AddVolt é uma empresa spin-off da U.Porto que está, atualmente, incubada na UPTEC. (Foto: DR)

O sistema Plug-in Elétrico da Addvolt, tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e já patenteada, está agora a operar na frota da HAVI Portugal, uma empresa de logística mundialmente reconhecida. Assim, a distribuição de produtos frescos e congelados no centro de Lisboa consegue ser assegurada sem o uso de diesel, livre de emissões de CO2 e com baixo ruído, devido à combinação de veículo a gás com o sistema de refrigeração alimentado em modo elétrico pela AddVolt

É uma solução verdadeiramente não-invasiva e ecológica, que usa bateria de iões de lítio que podem ser carregadas em qualquer centro logístico, ou com energia recuperada nas travagens e desacelerações do veículo. A tecnologia desenvolvida pela AddVolt, empresa spin-off da U.Porto que está, atualmente, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, permite, graças à diminuição do ruído dos camiões, que as empresas de transporte operem em zonas urbanas durante a noite, e melhora também as condições de trabalho dos motoristas através da redução do nível de ruído do veículo e da minimização das vibrações na cabine.

Parceria permite à HAVI assegurar a distribuição de produtos frescos e congelados no centro de Lisboa, sem o uso de diesel, livre de emissões de CO2 e com baixo ruído. (Foto: DR)

Esta parceria entre as duas empresas acontece na sequência do compromisso da HAVI em executar a sua atividade de forma mais eficiente e sustentável. Depois de, em 2014, se ter tornado na primeira empresa portuguesa a integrar camiões a gás natural na sua frota, reduzindo substancialmente a pegada de carbono, era necessário ir mais longe uma vez que a unidade de refrigeração dos camiões continuava a operar a diesel, sendo responsável por 25% das emissões totais do veículo. A HAVI decidiu, então, recorrer à solução elétrica da AddVolt, tornando-se numa das primeiras empresas no mundo a entregar produtos sob temperatura controlada com zero emissões e baixo ruído, eliminando totalmente o gasóleo da sua operação. Entre todas as vantagens, isto contribui também para a melhoria da qualidade do ar no centro das cidades.

Em fevereiro de 2019 já tinham sido transacionados mais de 3 MWh de energia elétrica, tendo sido evitados mais de 4.7 ton. de emissões de CO2. Isto deve-se ao facto de o sistema de refrigeração operar continuamente em modo elétrico, graças à implementação da solução da AddVolt.

Estes resultados não só minimizam a pegada de carbono da HAVI, como também têm um impacto amplo e positivo na qualidade de vida do motorista. Bruno Azevedo, antigo estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e co-fundador e CEO da empresa, refere que “a equipa da AddVolt está verdadeiramente orgulhosa por contribuir para o compromisso da HAVI para um transporte sustentável e continuará a trabalhar nesta transição energética”.