A Wisify Tech Solutions, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi distinguida com um prémio de 10 mil euros na segunda fase do programa Headstart Funding 2019, da EIT Healtho maior consórcio da área da saúde no Mundo. Na primeira fase, em junho, a empresa já tinha recebido um prémio no valor de 40 mil euros.

Fundada em finais de 2018, a partir de uma tecnologia totalmente pensada e desenvolvida na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a Wisify Tech desenvolveu um dispositivo inovador que, ao medir a espessura das pregas cutâneas, permite determinar, de forma rápida e eficaz, a localização e a percentagem da gordura corporal.

Patenteado nos Estados Unidos e em vários países europeus, o Lipowise permite, ainda, conectar a informação recolhida com aplicações informáticas para uma análise mais detalhada dos dados.

Através deste prémio, a spin-off U.Porto vai poder agora avançar com duas versões – Pro e Light – do Lipowise. Além disso, vão também criar apps para Android e iOS e armazenar os dados numa plataforma cloud.

O Headstart Programme da EIT Health tem como objetivo ajudar startups e PMEs a desenvolverem as suas invenções mais rapidamente e com melhores resultados. Nesta ronda foram escolhidas 15 empresas de países como Itália, Grécia, Polónia e Portugal, que responderam a desafios específicos relacionados com doenças cardíacas, doença de Parkinson, cuidados geriátricos, entre outros.