O que é que a pandemia nos ensinou sobre a Educação a distância? Quais as práticas seguidas e o que poderia ser melhorado? E de que forma os estudantes do futuro poderão ser mais bem-sucedidos na Universidade? Estas são algumas das questões que vão estar em discussão no “Ciclo de Debates: Educação a Distância”, promovido pela Reitoria da Universidade do Porto, no âmbito do projeto Skills for a Next Generation U.Porto (Upskilling U.Porto).

Através desta iniciativa, pretende lançar-se para o debate um conjunto de temas atuais, ainda que nem sempre consensuais, ligados à Educação a distância. Temas que serão discutidos por especialistas e nacionais e internacionais num conjunto de três sessões abertas ao público em geral, e a decorrer nos espaços da Casa Comum (à Reitoria) da U.Porto.

O primeiro debate está agendado para as 10h30 do dia 16 de maio, e terá como foco o «Ensino Remoto de Emergência vs. Ensino a Distância».

A «Microcredenciação» e a «Interação e socialização no ensino a distância» serão os temas das restantes sessões, agendadas para os dias 7 e 27 de junho, respetivamente, sempre às 10h30.

“No final deste ciclo de debates, esperamos conhecer mais e melhor alguns modos de funcionamento que nos permitirão aperfeiçoar o nosso modelo de ensino a distância. É a partir daqui que construiremos uma oferta formativa mias ampla, diversificada e atrativa para todos”, projeta Sónia Rodrigues, Pró-Reitora da U.Porto com o pelouro da Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa.

A participação nos debates é gratuita, mediante inscrição prévia .

Mais informações