Ana Filipa Geraldo, estudante do Programa Doutoral em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no ramo clínico, ganhou uma Bolsa de Neurorradiologia Pediátrica da Sociedade Ibero-Latino-Americana de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SILAN).

A distinção inclui a possibilidade de estagiar durante dois meses no Hospital Pediátrico Garrahan de Buenos Aires, na Argentina, na área da Neurorradiologia Pediátrica. O estágio terá como orientador Carlos Rugilo, diretor do serviço de ressonância magnética daquela unidade hospitalar e professor da Universidad Favarolo.

A doutoranda da FMUP reagiu com “grande satisfação ao anúncio da entrega deste prémio, em particular pela oportunidade de poder acompanhar o trabalho clínico, participar nas reuniões formativas e efetuar investigação clínica num hospital de referência na América do Sul nesta área”.

A Neurorradiologia é uma especialidade da Medicina que recorre a uma série de técnicas de imagem para o diagnóstico, vigilância e tratamento minimamente invasivo de patologias do Sistema Nervoso Central. Na Neurorradiologia Pediátrica, o foco está inteiramente dirigido às crianças ou ao feto, com todas as particularidades inerentes a estes grupos.

Ana Filipa Geraldo, que é também neurorradiologista e coordenadora da Unidade de Neurorradiologia Diagnóstica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), já havia recebido, em 2019, um prémio de 25 mil euros da Sociedade Europeia de Neurorradiologia pelo seu trabalho de investigação na área da Neurorradiologia Pediátrica, mais concretamente pelo projeto sobre “mTORopatias”.