Maria Emília Sousa, professora do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), é a nova presidente da Divisão de Química Terapêutica, da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). A eleição teve lugar durante o 13.º Encontro Nacional de Química Orgânica / 6.º Encontro Nacional de Química Terapêutica, que decorreu no passado dia 16 de janeiro, na Universidade de Aveito.

Sendo uma das nove divisões que compõem a SPQ, a Divisão de Química Terapêutica tem como objetivo incentivar o envolvimento de investigadores portugueses, e nomear jovens para representar a Divisão em vários eventos internacionais.

A fim de evidenciar e reconhecer a investigação de qualidade em Química Terapêutica feita em Portugal, a divisão tem também como missão atribuir os prémios para melhor dissertação de mestrado/tese de Doutoramento na área da Química Terapêutica.

Em relação às prioridades para o mandato que agora iniciou, Emília Sousa promete dar “continuidade ao trabalho desenvolvido pela anterior presidente [Maria Duarte Marques]”, no sentido de “promover, cultivar e desenvolver, em Portugal, a investigação, o ensino e a aplicação da Química Farmacêutica”. Dos objetivos na nova presidente para os próximos três anos faz ainda parte a aproximação dos sócios à divisão, através da “divulgação de atividades por eles realizadas”.

Sobre Emília Sousa

Professora auxiliar com agregação do laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da FFUP e investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), Emília Sousa é, atualmente, diretora de curso de Mestrado em Química Farmacêutica na FFUP. A sua área de atividade científica tem sido centrada na Química Farmacêutica Medicinal, nomeadamente, no planeamento e design baseado na estrutura de candidatos a fármacos, tendo como modelos produtos naturais. Tem projetos a decorrer na área dos produtos marinhos e análogos com potencial quimioterápico em modelos de resistência.

Desde 2016 que é membro da comissão diretiva da Divisão de Química Terapêutica da Sociedade Portuguesa de Química.