Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), acaba de ser reeleito para um novo mandato de quatro anos como Vice-Presidente da Comissão Científica H: Física Fundamental no Espaço, do Comité para a Investigação Espacial (COSPAR).

Comissão H do COSPAR aborda o uso do espaço em duas áreas amplamente distintas, mas inter-relacionadas: uma que visa descobrir e explorar as leis físicas fundamentais que governam a matéria, o espaço e o tempo; e uma outra que tem como objetivo estabelecer princípios organizadores da física a partir dos quais emergem a estrutura e a complexidade.

Constituído em 1958, pelo Conselho Internacional de Ciência, o Comité para a Investigação Espacial tem como principal missão a promoção da investigação científica no espaço a nível internacional, com ênfase na distribuição livre dos resultados, informações e opiniões.

O COSPAR atua ainda como um fórum aberto a todos os cientistas para a discussão de problemas que possam afetar a investigação espacial.

Sobre Orfeu Bertolami

Nascido em São Paulo (Brasil), Orfeu Bertolami é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física pelo Instituto de Física Teórica em São Paulo e doutorado em física teórica na Universidade de Oxford (Reino Unido). Autor de centenas de artigos científicos, tem trabalho publicado nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, teorias de cordas quânticas, física fundamental no espaço e ciência do Sistema Terrestre.

De um currículo que inclui a colaboração em vários projetos na área da física e a conquista de múltiplas distinções a nível internacional, destacam-se também as dezenas de palestras que tem protagonizado um pouco por todo o mundo sobre temas como o Big Bang, a origem da vida, ou a vida e a obra de Albert Einstein e Galileo.

Na FCUP há 12 anos, é professor catedrático no Departamento de Física e Astronomia, o qual dirigiu durante seis anos. Um físico teórico preocupado com as alterações climáticas, concilia as aulas e a investigação, com a escrita de artigos de opinião, livros de divulgação científica e até romances.