Orfeu Bertolami é autor de referência em áreas como a astrofísica, cosmologia, física ou a propulsão espacial.

Orfeu Bertolami, Professor Catedrático do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), acaba de ser distinguido como “Outstanding Referee”, pela American Physical Society (APS), que reconhece desta forma  o trabalho de excelência desenvolvido pelo investigador na revisão de artigos científicos publicados nas suas revistas(Physical Review Letters, Reviews of Modern Physics, Physical Review A, B, C, D, E, X, ST).

Esta homenagem surge integrada no  “Outstanding Referees Program”, uma iniciativa da APS que procura realçar o trabalho desenvolvido pelos revisores (referees) no processo de revisão pelos pares (peer review). Durante este processo, os trabalhos científicos submetidos a uma determinada revista são apreciados por especialistas da mesma área científica dos autores, sendo as recomendações destes determinantes na publicação ou não desses trabalhos.

Orfeu Bertolami foi um dos 142 revisores homenageados num universo de 60.000 revisores ativos. A seleção, feita independentemente do país de origem, teve por base a qualidade, número e pontualidade de entrega dos relatórios dos revisores.

As cerimónias de reconhecimento vão realizar-se no decorrer das reuniões da American Physical Society.

Sobre Orfeu Bertolami

Nascido em São Paulo (Brasil), Orfeu Bertolami é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física pelo Instituto de Física Teórica em São Paulo e doutorado em física teórica na Universidade de Oxford (Reino Unido). Autor de mais de 200 artigos científicos, tem trabalho publicado nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, e em teorias de cordas quânticas.

De um currículo que inclui a colaboração em vários projetos na área da física e a conquista de múltiplas distinções a nível internacional, destacam-se também as dezenas de palestras que tem protagonizado um pouco por todo o mundo sobre temas o Big Bang, a origem da vida, ou a vida e a obra de Albert Einstein e Galileo. Atualmente, é professor catedrático no Departamento de Física e Astronomia da FCUP.