A Reitoria da Universidade do Porto acolheu no dia 19 de maio o Colóquio «O Mar: Tradições e Desafios», uma iniciativa conjunta da Academia de Marinha e da U.Porto, inserida nas comemorações do Dia da Marinha, que este ano decorreram na cidade do Porto.

A sessão de abertura do colóquio contou com as participações do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira. Mas ao longo de todo o dia, a Biblioteca do Fundo Antigo abriu as portas para um conjunto de painéis onde investigadores da U.Porto e da Academia da Marinha puderam debater diferentes valências do estudo do Mar.

Como explica o Almirante Francisco Vidal Abreu, Presidente da Academia de Marinha, este colóquio anual tem por objetivo “mostrar que a Marinha tem várias facetas e não só a exclusivamente militar”. “Nós esforçamo-nos por divulgar todos os trabalhos que levem o público em geral a criar mais sensibilidade para a maritimidade de Portugal”, remata Francisco Vidal Abreu.

Também Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus, não deixou de destacar a importância deste evento para a comunidade U.Porto. “A própria história da U.Porto está relacionada também com a história da Marinha, mas o que me parece importante é que neste dia comemorativo (…) se lembre um passado exemplar, um passado dinâmico e que nos leve também a construir caminhos para o futuro”.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube