A Reitoria da Universidade do Porto vai acolher, no próximo dia 19 de maio, o Colóquio «O Mar: Tradições e Desafios», uma iniciativa conjunta da Academia de Marinha e da U.Porto e inserida nas comemorações do Dia da Marinha (20 de maio), que, este ano, terão como palco a cidade do Porto.

Partindo do cruzamento de saberes entre dois dos principais centros de conhecimento nacionais no domínios do Mar , pretende-se com este encontro “ampliar o conhecimento do mar, divulgar a importância das várias marinhas ao longo dos tempos e dar a conhecer ao grande público as tradições e desafios que resultam do nosso estreito relacionamento com o oceano”.

Com início marcado para as 9h30, na Biblioteca do Fundo Antigo, o colóquio abrirá com as intervenções do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Seguem-se três painéis temáticos (ver programa sintético) onde investigadores da U.Porto e da Academia da Marinha vão debater temas como a sustentabilidade dos oceanos, a monitorização dos territórios costeiros, ameaçados pela inevitável subida das águas, e da sua biodiversidade face às alterações climáticas, assim como as estratégias de combate à poluição marinha.

Ao longo do dia, serão também discutidos os desenvolvimentos tecnológicos relacionados com a navegação e com a utilização e experimentação de veículos autónomos adaptáveis a missões científicas, de defesa e de segurança.

“Será certamente uma boa ocasião para conhecer os resultados do trabalho de alguns grupos de investigação da Universidade do Porto que trabalham quer nas áreas ambientais quer nas áreas de desenvolvimento tecnológico, e perceber como este trabalho se articula, ou pode articular, com o que é desenvolvido pelos elementos da Marinha Portuguesa”, antecipa a organização.

O colóquio encerrará pelas 17h30, com as intervenções da Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus, Fátima Vieira, e do Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu.

Os participantes seguem depois para o Auditório da Casa Comum, onde terá lugar uma atuação do Quinteto Clássico da Banda da Armada.

A participação no Colóquio «O Mar: Tradições e Desafios» é gratuita, mediante inscrição prévia.

Mais informações na página do evento.

Sobre o Dia da Marinha

O Dia da Marinha comemora-se a 20 de maio em homenagem ao feito de Vasco da Gama que naquele dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.​​​​​

O Dia da Marinha celebra-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa, tendo como objetivo promover a proximidade da Marinha com a comunidade, reforçando, igualmente, a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar.

Em 2023, o Porto será o palco central das celebrações, através de um programa recheado de atividades que irá estender-se de 18 a 21 de maio.