O FishInSight, projeto das docentes e investigadoras Sónia Gomes, Marta Monteiro e Mariana Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, é um dos vencedores da 4.ª edição do Programa de Ideação Blue Bio Value, uma iniciativa da Fundação Oceano Azul e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Nova School of Business Economics e a Porto Business School.

O projeto premiado centrou-se no desenvolvimento de um modelo intestinal in vitro, em chip. Esse chip mimetiza o comportamento intestinal dos peixes, proporcionando uma alternativa ética à testagem de novos ingredientes para aquacultura, eliminando a necessidade de sacrificar animais. Ou seja, contribui para a política dos 3R ́s – “refine, reduce, replace” -, através da redução do número de animais usados na experimentação, permitindo fazer uma primeira seleção de ingredientes ou aditivos funcionais.

Para além de fomentar um modelo inovador que reduz significativamente o tempo e os custos associados ao desenvolvimento de novas rações para a aquacultura, o FishInSight garante ainda “o desenvolvimento de uma solução para responder às necessidades do mercado, promovendo também uma utilização mais sustentável do oceano”.

As investigadoras acreditam também que “este prémio permitirá transformar o FishInSight  numa solução de negócio sustentável e alinhado com as prioridades da bioeconomia azul”

Além do FishInSight, esta edição do programa Blue Bio Value Ideation premiou ainda o projeto SurFACT, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico e focado na valorização de resíduos da indústria conserveira.

Ambos os projetos destacaram-se pela sua inovação e sustentabilidade nos seus campos de atuação. O prémio de 10.000 euros atribuído a cada equipa permitirá desenvolver as investigações em curso, através da Blue Demo Network, uma rede de serviços de bioeconomia azul, sediada em Portugal, cuja missão é apoiar as startups a encontrar nas infraestruturas e serviços portugueses respostas às suas necessidades de desenvolvimento tecnológico e de mercado.

Todas as equipas terão ainda a oportunidade de receber mentoria durante seis semanas.

Foto de grupo das equipas que participaram na 4.ª edição do Programa Blue Bio Value Ideation.
(Foto: PedroPina/Oceano Azul Foundation)

Sobre o Programa Blue Bio Value

O Blue Bio Value é promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Oceano Azul, em parceria a BlueBio Alliance e implementado pela maze impact. O programa integra as vertentes de Ideação e de Aceleração e tem como objetivo promover modelos económicos mais responsáveis, com impacto positivo na sustentabilidade do oceano e assentes no aproveitamento de biorrecursos marinhos, segundo princípios de circularidade, desperdício zero e descarbonização.

Com esta iniciativa, a Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian unem esforços para contribuir para que Portugal se torne num polo internacional relevante no desenvolvimento da mais inovadora bioeconomia marinha, promovendo também uma utilização mais sustentável do oceano.

O Blue Bio Value Ideação procura impulsionar projetos inovadores de bioeconomia azul sustentável, estabelecendo a ponte entre a academia e o mercado. O objetivo é dotar os participantes das ferramentas, da rede e do financiamento inicial necessários para transformar ideias inovadoras e aplicações de biotecnologia azul em novas soluções de negócios circulares e sustentáveis.

Já o Blue Bio Value Aceleração visa apoiar startups já estabelecidas, que atuam ao longo da cadeia de valor dos biorrecursos marinhos e oferecem serviços ou produtos sustentáveis que contribuam para um uso mais saudável do oceano. A edição deste ano distinguiu duas startups dos Países Baixos – a BlueBlocks e a Zeefier – e a britânica Aquanzo.