Treze desenhos antigos pertencentes à coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), incluindo o famoso Rapariga lavando os pés a uma criança, da autoria de Leonardo da Vinci, integram a exposição “Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II – Itália e Portugal”, que está patente até 31 de dezembro, no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR).

Com curadoria de Nicholas Turner, prestigiado especialista na área do desenho antigo, esta exposição reúne cerca de 100 desenhos, produzidos por reconhecidos mestres italianos e portugueses desde o Renascimento italiano até à Escola Portuguesa do século XIX, pertencentes a coleções públicas e privadas.

Entre as obras em exposição inclui-se um valioso conjunto de desenhos de mestres italianos e portugueses – que datam do final do século XV até ao século XVIII – da coleção da FBAUP. O destaque vai para o desenho de Leonardo da Vinci – a única obra do artista em Portugal -, que teve a sua última apresentação no Porto em maio de 2019, por ocasião das celebrações dos 500 anos da morte de Leonardo, no Pavilhão de Exposições da FBAUP. Antes, passou por alguns dos mais importantes museus do mundo, incluindo o Museu do Louvre, em Paris.

O acervo cedido pela FBAUP inclui ainda um livro de estudo com cópias de figuras de pinturas italianas, de José Teixeira Barreto, datado de 1795.

Inaugurada no passado dia 30 de setembro, a exposição “Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II – Itália e Portugal estará patente ao público até 31 de dezembro de 2021.

Duas décadas à descoberta do desenho antigo

A exposição “Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II” configura uma nova seleção de Nicholas Turner que comissariou uma primeira exposição com o mesmo título em 2000–2001 no Centro Cultural de Belém, com itinerância no Fitzwiliam Museum, em Cambridge, no MNSR e no Museo del Prado, em Madrid.

Uma década mais tarde, em 2011, o público português teve a oportunidade de apreciar uma seleção de desenhos antigo, apresentada ao lado de outros contemporâneos, na exposição “Cinco séculos de desenho na Coleção das Belas Artes”, organizada pela FBAUP, nos espaços da faculdade e no MNSR.

Esta nova apresentação em 2021 é por isso uma boa oportunidade de apreciar obras que, pela sua natureza, raramente são apresentadas.