Estaremos a assistir  ao “Fim da Programação (tal como a conhecemos)?” É o que vamos ficar a saber no próximo dia 23 de março, a partir das 18h00, na sala B035 da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pela voz de Cristina Videira Lopes. A investigadora e professora da Universidade da Califórnia (EUA), em Irvine, é a convidada da 10.ª sessão das Creativity Talks, organizadas pelo Departamento de Engenharia Informática da FEUP, em parceria com a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP), a Faculdade de Letras (FLUP), a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Casa Comum/Reitoria.

Durante os últimos 80 anos, “programação” significava traduzir uma especificação de alto nível, semiformal, de um efeito desejado da linguagem natural para instruções de computador, utilizando uma linguagem de programação artificial.

O domínio destas traduções requer conhecimento de algoritmos e estruturas de dados, talento e anos de prática. Mas com a introdução dos grandes modelos de linguagem (LLMs) a própria noção de “programação” está a mudar. Veja-se a revolução anunciada a partir do Chat GPT.

É então desse “admirável mundo novo” e das suas consequências para a Ciência da Computação e para a educação nesta área que se vai falar nesta palestra proferida por Cristina Videira Lopes.

Dirigidas a toda a comunidade académica, instituições de investigação, organizações públicas e empresas, as “Creativity Talks” requerem uma inscrição gratuita (limitada à lotação da sala, pela ordem de registo). Quem não conseguir comparecer presencialmente na sessão, pode assistir remotamente.

Sobre Cristina Videira Lopes

Doutorada em Ciência da Computação pela Northeastern University (EUA)Cristina (Crista) Videira Lopes é professora na Escola de Ciências da Informação e Computação da Universidade da Califórnia, Irvine (EUA), com interesses de investigação nas áreas das Linguagens de Programação, Engenharia de Software e Ambientes Virtuais Distribuídos.

É Fellow do prestigiado Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Distinguished Scientist da prestigiada Association for Computing Machinery (ACM). Em 2016, recebeu o Prémio Pizzigatide Software de Interesse Público pelo seu trabalho na plataforma de mundos/ambientes virtuais OpenSimulator.

O seu livro “Exercises in Programming Style” tendo sido agraciado como “notable book” pelo «ACM Best of Computing Reviews».