Celebrar o passado, projetar o futuro. É sob este lema que a Universidade do Porto vai comemorar esta segunda-feira, dia 22 de março, o 110.º aniversário da sua fundação. O Dia da Universidade 2021 será, contudo, apenas o ponto de partida para o programa de celebrações que, ao longo do próximo ano, vão levar a festa a toda a cidade, através de diversas iniciativas abertas à comunidade.

Mas vamos por partes. Cumprindo a tradição, o aniversário da U.Porto será assinalado, já na manhã desta segunda-feira, com a tradicional sessão solene que, este ano, e face ao contexto da pandemia, vai decorrer a partir de um Salão Nobre da Reitoria sem audiência.

Com início marcado para as 11h00 (ver programa), e com transmissão em direto a partir do endereço up.pt/dia-uporto/, a cerimónia vai iniciar com as intervenções do Presidente do Conselho Geral da U.Porto, Artur Santos Silva, do Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, Luís Braga da Cruz, bem como de representantes dos estudantes e dos trabalhadores da U.Porto.

Segue-se a intervenção do orador convidado, papel que caberá este ano ao ex-ministro da Saúde Paulo Macedo, atual Presidente da Comissão Executiva e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos e representante da U.Porto no Advisory Board da EUGLOH.

A última intervenção caberá ao Reitor, António de Sousa Pereira, que fará o habitual balanço do último ano na Universidade, perspetivando ao mesmo tempo o futuro próximo da instituição.

Premiar o mérito

Como sempre, o Dia da Universidade é também o momento para reconhecer publicamente aqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram ao serviço da instituição durante o último ano. É nesse grupo que se inclui Vítor Vasconcelos, vencedor do Prémio de Excelência na Investigação Científica (que reconhece o percurso científico de um investigador ou docente da Universidade).

Este ano, 26 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (atribuído a cinco estudantes que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (destinado aos 21 estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade, no ano letivo passado).

A U.Porto vai ainda prestar homenagem a 11 professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à instituição. Em 2021, acedem ao grupo restrito de Professores Eméritos os docentes e investigadores Alberto Amaral e Baltazar Castro, da Faculdade de Ciências (FCUP); António Torres Marques e Paulo Tavares de Castro, da Faculdade de Engenharia (FEUP); José da Silva Costa, da Faculdade de Economia (FEP); Maria da Graça Castro Pinto, da Faculdade de Letras (FLUP); Jorge Sequeiros e Mário Barbosa, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); Félix Neto e Rosa Bastos Nunes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP); e José Paiva, da Faculdade de Belas Artes (FBAUP).

110 anos para festejar durante 365 dias

A sessão desta segunda-feira será então a pedra de toque para um conjunto de eventos que, até final do ano, e prolongando-se por 2022, vão celebrar os 110 anos da Universidade do Porto com a comunidade envolvente.

Logo na tarde do Dia da Universidade, a festa prossegue com um programa de atividade física online aberto a toda a “família U.Porto”, preparado pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Entre os eventos planeados (e cuja realização estará sempre condicionada pelo contexto da pandemia em Portugal) incluem-se várias exposições, incluindo uma que vai contar a história da Universidade em plena Praça Gomes Teixeira (aos Leões).

Outro momento marcante será a inauguração – a 6 de abril – e posterior abertura ao público do emblemático Laboratório Ferreira da Silva, instalado no Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto (MHNC-UP). Culminando um esforço de recuperação levado a cabo durante os últimos meses, a U.Porto prepara-se assim para devolver à cidade – para visitas gratuitas – o histórico Laboratório de Química Analítica da Faculdade de Ciências (FCUP), com o mesmo aspeto Arte Déco daquele que serviu de palco de formação a várias gerações de estudantes nas primeiras décadas do século XX.

A chegada do verão vai ser, por sua vez, o momento escolhido para revelar ao mundo o talento da “prata da casa”. A decorrer entre os dias 8 e 12 de junho, a U.Porto Fest propõe uma semana cultural dedicada à música, poesia, artes performativas, em que toda a comunidade académica está desde já convidada a participar.

O programa de eventos será atualizado, em permanência, no portal das comemorações dos 110 anos da U.Porto.

Um pouco de história…

Apesar das suas origens remontarem ao século XVIII, a Universidade do Porto foi fundada oficialmente a 22 de março de 1911.

Atualmente, com 14 faculdades, uma business school, 51 unidades de investigação, mais de 30 mil estudantes, 2500 docentes e investigadores, a U.Porto integra hoje o grupo das melhores universidades da Europa e do mundo, sendo procurada anualmente por milhares de estudantes de todo o globo.