Dois anos após a última edição, o Congresso Doutoral em Engenharia (DCE), organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), regressa já nos dias 28 e 29 de junho, desta vez em ambiente virtual.

Esta conferência científica, dirigida a investigadores, estudantes de doutoramento e finalistas de mestrado de todas as instituições de ensino superior nacionais e internacionais, dá palco a doutorandos para apresentarem e debaterem os seus projetos de investigação com pares, professores e indústria.

Durante os dois dias do congresso, serão apresentados cerca de 400 trabalhos – em poster ou comunicação oral – realizados por mais de 1160 autores provenientes de 38 países. Aceites e revistos pelas comissões científicas dos 13 simpósios que decorrerão em simultâneo ao longo do evento, os resumos focam-se nas mais variadas áreas de aplicabilidade da engenharia, desde mobilidade e transportes aos sistemas sustentáveis de energia e até à segurança e saúde ocupacionais.

A engenharia física, cujo simpósio é organizado por estudantes do Programa Doutoral em Engenharia Física, lecionado em conjunto com a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), é outra das áreas representadas nesta conferência, onde serão abordados e apresentados conceitos físicos de ótica e dos materiais para o desenvolvimento de sensores de deformação, neutrões e plasmas; estudos de materiais e dispositivos que convertem calor e movimento em energia elétrica, assim como de materiais com propriedades quânticas, magnéticas e óticas para desenvolvimento de dispositivos autónomos e inteligentes.

Serve, igualmente, de exemplo a área da engenharia do ambiente, cujas temáticas de debate e de submissão de resumos se focam nos objetivos da agenda mundial ao nível do desenvolvimento sustentável: água limpa (poluentes emergentes, monitorização e tratamento), qualidade do ar (emissões, avaliação e segurança sanitária) e a sustentabilidade e a economia circular (energia, resíduos e inovação).

Já no domínio da engenharia de materiais, o foco centra-se na inovação e progresso em processos e tecnologias de fabrico, caracterização e modelação de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e biomédicos. Neste simpósio, organizado por estudantes dos dois programas doutorais do departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP, há ainda lugar para a sessão “I have a PhD, and now what?”, uma conversa entre estudantes e alumni de doutoramento da instituição sobre as oportunidades e as mais-valias de obter este grau académico.

Foram já registadas cerca de 500 inscrições para o Congresso Doutoral em Engenharia deste ano, sendo que as três edições passadas, em formato presencial, contaram com mais de 1170 participantes provindos de instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais ligadas às áreas da engenharia e das tecnologias.

Uma “ponte” entre a FEUP e as empresas

A edição deste ano do DCE tem como principais objetivos proporcionar aos participantes a oportunidade de praticarem competências de submissão de resumos, de elaboração de posters e apresentações orais, de participação no processo de revisão por pares como revisores e de organização de eventos científicos, ao serem parte integrante da Comissão Organizadora da conferência. Ao mesmo tempo, pretende-se promover a interdisciplinaridade e estreitamento de relações entre doutorandos do mesmo programa e de projetos congéneres, assim como aproximar a indústria à comunidade académica da FEUP através do networking com empresas, revelando a qualidade da investigação a nível doutoral feita na instituição.

O congresso contará com a presença de Rik Van de Walle, presidente da CESAER e reitor da Universidade de Ghent, na Bélgica. O programa inclui ainda um painel de debate com elementos representantes das empresas Advanced Cyclone Systems (FEUP PRIME Partner), VESTAS, EFACEC, AAPICO Águeda e CITNM (Centre for Innovation and Technology).

A palestra de encerramento ficará a cargo de Graça Carvalho, eurodeputada e ex-ministra da Ciência e Ensino Superior, com moderação de João Falcão e Cunha, diretor da FEUP.

O Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, fará a sessão de fecho do evento.

Mais informações aqui.