Foi há 10 anos, precisamente a 22 de abril de 2010, que a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) organizou a primeira sessão do Clube de Leitura, nas instalações do Arquivo da faculdade. A iniciativa apresentava-se então como um espaço de aproximação dos livros à comunidade FEUP, de incentivo à descoberta e exploração das obras não-técnicas do acervo bibliográfico.

“Esperava-se que as competências e o gosto pela leitura se desenvolvessem, que a reflexão e a discussão sobre livros, autores e temas acontecessem em cada uma das sessões e a partir delas”, admite um dos responsáveis pelo projeto.

Uma década e 24 sessões depois, a verdade é que o Clube de Leitura da FEUP conta hoje com o reconhecimento dos membros da comunidade académica que, além de participarem ativamente nas suas manifestações, colaboram na sua construção com regularidade.

Em cada sessão do Clube de Leitura da FEUP, procura-se promover a reflexão e a discussão sobre diferentes livros, autores e temas. (Foto: .DR)

Dadas as circunstâncias  em que vivemos, não haverá Clube de Leitura Especial dos 10 anos, que a seu tempo será anunciado.

Até lá, e como podemos sempre viajar através dos livros e consultar as sessões que já aconteceram, convida-se toda a comunidade académica a recordar os bons momentos que o Clube de Leitura já proporcionou como forma de assinalar estes 10 anos de existência.

Mais informações aqui.