Vítor Vasconcelos, diretor do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, participou numa expedição científica ao vulcão Chichonal, no México, entre os dias 18 e 28 de abril, para fazer amostragem de cianobactérias e microalgas destes ambientes.

A expedição, coordenada pela Universidade Autónoma do Estado de Morelos em Cuernavaca (México), sob a coordenação de Ramon Batista, integrou elementos de várias universidades mexicanas e europeias (Universidades de Granada, Espanha e da Universidade de Liubliana, Eslovénia), enquadrados no projeto 315114 “Programa de la REMEX para generar espacios de acceso universal al conocimiento de la riqueza biocultural, la conservación y el aprovechamiento de la diversidad de los ecosistemas extremos de México, a través de la integración con la cultura y las artes“.

Equipa da expedição em momento de amostragem. (Foto: DR)

O lago do Vulcão Chichonal, formado pela explosão do vulcão Chichonal em 1982, é um ambiente extremo com temperaturas de 90º Celsius, pH 2 e com emissões constantes de enxofre, sendo por isso um local excelente para estudo de comunidades microbianas extremas.

Vítor Vasconcelos focou a sua amostragem nas cianobactérias e microalgas destes ambientes, quer no lago quer em diversos ecossistemas desta zona vulcânica. O objetivo passou por “isolar microorganismos de interesse biotecnológico bem como realizar estudos de metagenómica que permitam conhecer a biodiversidade e o funcionamento destas comunidades”, explica o investigador do CIIMAR. Os microorganismos isolados serão depositados na coleção de culturas LEGE-CC do CIIMAR.

Além da expedição ao lago vulcânico, foram realizadas atividades de disseminação científica em comunidades locais nos estados de Chiapas (Chapultenango e Jitotol) e Oaxaca (Oaxaca), para além de uma conferência dedicada às Cianobacterias, no Jardim Etnobotânico de Oaxaca. Esta conferência focou-se no potencial das toxinas produzidas pelas cianobactérias para a biotecnologia.

Imagem dos habitats extremos encontrados no lago do vulcão Chichonal durante as amostragens. (Foto: DR)

Sobre Vítor Vasconcelos

Licenciado (1985) e doutorado (1995) em Biologia pela Faculdade de Ciências da U.Porto, Vítor Vasconcelos é reconhecido internacionalmente pelos seus contributos científicos nos domínios da biotecnologia marinha e biotecnologia azul, nomeadamente na procura de novas moléculas e extratos com potencial valorização biotecnológica, baseados em cianobactérias e microalgas.

Para além da presidência da Direção do CIIMAR, que desempenha desde 2013, é o atual diretor do OCEANUS – Centro de Competências para a Ciência e Tecnologia do Mar da U.Porto, e diretor executivo da BlueBio Alliance, uma rede vocacionada para os biorecursos marinhos e biotecnologia azul, que junta mais de 100 entidades a nível nacional.

Professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto, Vítor Vasconcelos dirige o CIIMAR desde 2013. (Foto: DR)

Em paralelo com a carreira científica, Vítor Vasconcelos é professor – catedrático desde 2008 – no Departamento de Biologia da FCUP. Fundador e atual diretor do Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura lecionado pelas universidades do Porto e Minho, é ainda professor convidado em diversas universidades um pouco por todo o mundo.

Membro do European Marine Board (desde 2011) e do conselho científico do Museu Nacional de História Natural de França (desde 2019), participou em diversos comités editoriais de revistas internacionais. É avaliador de projetos da Agência de Inovação e de várias instituições nacionais e internacionais de financiamento da investigação em mais de 15 países.

Em 2021, foi distinguido com o Prémio de Excelência Científica da U.Porto pelo seu “contributo e esforço”  na “criação e divulgação de conhecimento, na angariação de financiamento para as atividades de investigação e na produção de publicações científicas”.