O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) vai promover, a partir do dia 22 de novembro, cursos de Defesa Pessoal para mulheres, abertos a toda a comunidade.

Organizados em quatro sessões com a duração de duas horas cada, e lecionados por instrutores das modalidades de Combate do Programa UPFit, estes cursos têm como objetivo ajudar as participantes a desenvolver ferramentas como o autocontrole e a avaliação correta de situações de perigo.

Para isso, serão trabalhadas as reações a uma série de agressões como empurrões, puxões, socos, pontapés, quedas, projeções, entre outras. Os instrutores vão ainda ensinar técnicas de libertação, bloqueios de ataques, contra-ataques, tomadas de ofensiva, entre outras.

De forma a assegurar que as situações de violência são retratadas da forma mais real quanto possível, as participantes são convidadas a trazer roupa, acessórios e calçado do dia-a-dia.

Inscrições nos cursos de Defesa Pessoal do Programa UPFit

Todas as interessadas devem preencher o formulário de inscrição disponível online ou nos balcões do CDUP-UP, até ao dia 17 de novembro. No formulário, deverão indicar quais os horários em que estão interessadas em participar, de entre as várias vagas disponíveis.

Os cursos de Defesa Pessoal do Programa UPFit vão decorrer nas instalações do CDUP-Boa Hora ou do Estádio Universidade do Porto, consoante a constituição das turmas.

O custo do curso é de 28 euros para participantes externas ao Programa UPFit, a que acresce o valor do seguro desportivo de 5 euros (não aplicado aos estudantes da Universidade do Porto).

Para Membros do Programa de Fitness da U.Porto, o curso tem um custo de 22 euros.

Para mais informações, consultar o website do CDUP-UP.