Como fazer a diferença na vida de várias famílias e crianças? O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) tem uma proposta para toda a comunidade. “Basta” passar, de 29 de novembro a 6 de dezembro, pelas diferentes instalações desportivas da U.Porto, e participar na recolha de bens solidários para ajudar a Associação O Meu Lugar no Mundo. O agradecimento será devolvido na forma de… exercício físico.

A iniciativa assinala o regresso da Semana UPFit Solidária, que, na sua oitava edição, surge com o mote de sempre: Atividade física por uma causa.  O convite estende-se a toda a comunidade e passa então por trocar um pacote de leite, papel higiénico, calculadoras, livros (entre outros bens que constam no site do CDUP-UP), por uma aula do Programa UPFit.

Este ano, os bens recolhidos serão entregues à Associação O Meu Lugar no Mundo, que apoia 103 famílias e 133 crianças com o trabalho de 289 voluntários, com o objetivo de formar comunidades mais justas, conscientes e inclusivas e lutar contra a pobreza e exclusão social.

Para ajudar e participar nesta Semana Solidária, o processo é muito simples: ver o horário UPFit, escolher a aula que pretende (entre as dezenas de Aulas de Grupo, musculação, Hidroginástica, entre outras), levar um ou mais bens solidários e entregar nas receções do CDUP-UP no CDUP-Boa Hora, Faculdade de Desporto, Pavilhão Luís Falcão e Estádio Universitário.

Aos membros do Programa UPFit, será acrescentado um dia de validade do cartão UPFit Total por cada bem doado.

Para encerrar a semana e fazer chegar os bens ao seu destino, o CDUP-UP preparou uma Mega-Aula de GAP e Zumba, a realizar-se no dia 6 de dezembro, às 18h30, no CDUP-Boa Hora. Nesta sessão, serão entregues todos os bens recolhidos aos responsáveis da Associação O Meu lugar no Mundo.