André Lima, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi reconhecido com uma menção honrosa do Prémio Jovens Mestres, atribuído no âmbito do Congresso Reabilitar & Betão Estrutural 2020.

Neste evento, organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE) e pelo Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE), com o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Arquitetos, foram premiados os cinco melhores trabalhos na área do betão estrutural de finalistas dos cursos de mestrado em Engenharia Civil a nível nacional.

Orientado pelo docente Humberto Varum e pelo investigador José Melo, ambos do CONSTRUCT do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, o projeto de André Lima foca-se nas irregularidades estruturais em edifícios de betão armado e nas suas implicações no dimensionamento e no comportamento sísmico das estruturas, numa discussão de exigências regulamentares e casos de estudo.

O antigo estudante, que agora trabalha na BERD, uma das primeiras spin-offs da FEUP na área de construção de pontes e viadutos, analisou códigos, normas e guidelines de requisitos e critérios de consideração de irregularidades estruturais, assim como as suas implicações resultantes em termos da estratégia de modelação, dimensionamento e verificação de segurança.

Fez igualmente um levantamento dos desafios e dificuldades sentidas pelos projetistas na aplicação do Eurocódigo 8, dedicado ao projeto em zonas sísmicas de edifícios e de outras estruturas da engenharia civil, estabelecendo regras para a quantificação do efeito da ação sísmica e regras específicas de projeto aplicáveis a edifícios realizados com diferentes materiais.

“Este prémio é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Faculdade de Engenharia no domínio da Engenharia Sísmica e, particularmente, os contributos para o Eurocódigo 8 – projeto de estruturas para resistência aos sismos”, avança Humberto Varum.

Sobre o Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020

Realizado no LNEC, entre 3 e 5 de novembro de 2021, o Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020 constitui-se como um espaço de debate de ideias sobre os riscos e os desafios do futuro associadas às estruturas. A liderar esta reflexão estiveram profissionais de engenharia e de arquitetura, bem como responsáveis das empresas do setor, donos-de-obra, gabinetes de projeto, universidades, politécnicos, laboratórios e unidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

No âmbito do ‘Prémio Jovens Mestres’ inserido no congresso, foram apresentados os cinco melhores trabalhos na área do betão estrutural, tendo os prémios sido entregues numa cerimónia integrada numa sessão plenária.

Gonçalo Ribeiro foi o vencedor do prémio, com o projeto “Structural design of transfer structures”, tendo sido atribuídas quatro menções honrosas.