Jesús Molina Saorín, antigo estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi um dos finalistas do Prémio Educa Abanca 2021, galardão que elege anualmente o melhor docente do ano em Espanha, em várias categorias.

Selecionado na categoria Universidade, o atual docente do Departamento de Didática e Organização Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de Múrcia foi distinguido numa cerimónia presidida pela ministra espanhola da Educação, Pilar Alegría. Na ocasião, Jesús Molina Saorín recebeu uma estatueta comemorativa e o diploma que o certifica como um dos 10 melhores professores universitários do país vizinho.

A ligação de Jesús Molina Saorín à FADEUP remonta ao ano letivo 1997/1998, altura em que frequentou a então  Licenciatura em Desporto e Educação Física ao abrigo do programa Erasmus. Regressaria uma década mais tarde para ingressar no Programa Doutoral em Ciências do Desporto, que concluiu em 2012/2013, com a dissertação “Percepción social y síndrome de Down: un estúdio centrado en los estudantes del título de Educación Física de la Universidad de Múrcia”, realizada sob orientação do docente Rui Corredeira.

Em Espanha, Jesús Molina Saoría destacou-se pela apresentação do Modelo INIDICE, que propõe a melhoria e uma mudança estrutural no sistema educativo daquele país.

A 6.ª edição do Prémio Educa Abanca distinguiu os melhores professores em seis categorias diferentes (Educação Infantil, Educação Primária, Educação Secundária, Formação Profissional, Educação Não Formal e Universidade). Na categoria Universidade foram inicialmente selecionados 60 docentes de toda a Espanha, lista que foi depois reduzida aos 10 finalistas agora premiados.

A cerimónia de entrega do Prémio Educa Abanca 2021 decorreu no passado dia 26 de janeiro, em Santiago de Compostela, no âmbito do V Congreso Mundial de Educación EDUCA 2022.

(Foto: DR)