A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) foi a grande dominadora dos eSports Académicos do Porto, uma competição de videojogos organizada pela Federação Académica do Porto (FAP) e que decorreu no passado dia 15 de julho, no Pólo Zero.

Os futuros engenheiros da U.Porto foram os mais fortes nas provas League of Legends (LOL) e Valorant. Nas finais das duas provas, as equipas da AEFEUP defrontaram e bateram, respetivamente, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto (AEFMUP) e a Associação de Estudantes do ISMAI (AEISMAI), trazendo assim a taça para casa.

“Estas vitórias foram extremamente importantes para nós, pois permitiram revalidar o título de Campeões em League of Legends e Valorant que detínhamos do ano passado. A nossa ambição seria vencer nas restantes modalidades [FIFA 22 e Counter Strike: Global Offensive (CS: GO)], mas julgo que este ano reforçámos a nossa posição e mostrámos que, além das modalidades vencidas, estamos a ter uma evolução muito positiva nas restantes”, avança José Silva, estudante da FEUP e vice-presidente da AEFEUP na área do Desporto, Saúde e Bem-estar.

A AEFEUP venceu ainda a prova de League of Legends na edição deste ano dos eSports Académicos. (Foto: FAP)

A composição das equipas vencedoras incluiu estudantes de Engenharia Informática e Computação, de Eletrotécnica e de Computadores e de Civil da Faculdade de Engenharia. A AEFEUP foi ainda vice-campeã de Counter Strike: Global Offensive, tendo defrontado a AEISMAI na final.

“Em Portugal, e principalmente no âmbito universitário, os eSports ainda são vistos com alguma resistência. Devem ser encarados como um tipo de desporto, o eletrónico, e carecem por parte das Instituições de Ensino Superior de igual valorização no que concerne à integração no estatuto de estudante-atleta”, comenta Carlos Alves, presidente da AEFEUP.

Estudante da FMUP foi o mais forte no FIFA 22

Para além das vitórias da AEFEUP, esta 2.ª edição dos eSports Académicos do Porto ficou ainda marcada pela vitória da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto (AEFMUP) na prova de FIFA 22.

Na final, a equipa da AEFMUP impôs-se ao ISCAP depois de um empate (2-2) e de uma vitória por 3-0.

A competição de videojogos organizada pela FAP contou com a participação de 150 estudantes de toda a academia portuense. As finais deste ano foram  realizadas, pela primeira vez, em formato presencial.