São cada vez mais frequentes as doenças relacionadas com a ingestão de alimentos contaminados por pesticidas, bactérias, fungos, vírus, entre outros agentes contaminantes. Porque ocorrem? E que tipo de implicações representam para o setor agroalimentar em Portugal?

É este o mote da próxima sessão “A Voz da Indústria”, agendada para o dia 19 de abril, às 17 horas, e que juntará investigadores do projeto europeu SurfSAFE, um projeto europeu coordenado pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), centrado na modificação de superfícies e análise de biofilmes, necessários para permitir o desenvolvimento de superfícies anti-incrustantes e antimicrobianas, não tóxicas e inspiradas na natureza, com a Associação PortugalFoods.

A associação representante do setor Agroalimentar Português, é constituída por empresas, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português. Tem como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à competitividade deste setor.

A sessão contará com uma apresentação inicial da investigadora Luciana Gomes, do Laboratório Associado ALiCE, sobre “Mitigação da contaminação microbiana na Indústria Alimentar”. O debate prossegue com a moderação de Teresa Carvalho, Coordenadora da Unidade Knowledge da PortugalFoods e contará com um painel de especialistas representantes da Indústria Alimentar e da Academia: Mónica Caldeira (MC), Amélia Ferraz (Frulact), Fátima Carvalho (Grupo Primor) e o professor Filipe Mergulhão (FEUP).

Sobre “A Voz da Indústria”

É um ciclo de conferências que pretende promover o debate e a discussão sobre temáticas emergentes e com interesse a todos os que trabalham no sector industrial nacional.  “A Voz da Indústria” – assim se denomina o ciclo – tem realizado sessões de forma regular e tem por objetivo principal aproximar o mundo académico dos industriais e dos decisores económicos, profissionais de extrema importância no impulsionar da economia nacional.

Este Ciclo de Conferências é uma iniciativa da Comissão de Ligação à Indústria da FEUP, organismo que pretende promover ativamente a cooperação com os parceiros industriais e ser o ponto de contacto facilitador do acesso e transferência de conhecimento para a esfera empresarial.