A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem aberta a submissão de propostas de estágio para as empresas, no âmbito do programa de Estágios Curriculares em Contexto Empresarial (ECCE), que abrange mais de 20 cursos de Mestrado da FCUP, com opção de estágio no plano curricular.

As empresas interessadas em receber estagiários da Faculdade de Ciências, provenientes maioritariamente de cursos oferecidos pelos departamentos de Biologia, de Física e Astronomia, de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, de Matemática e de Química e Bioquímica, deverão apresentar as suas propostas até ao dia 8 de maio.

Para isso, as empresas deverão estar registadas numa plataforma online da FCUP, registo esse que deve ser feito via e-mail para [email protected], com informação e contactos acerca da instituição.

A submissão de propostas de estágio pode ser feita na página do programa, após autenticação. Nessa página, será possível consultar também mais informações como o calendário e o programa.

Atendendo à natureza “curricular” destes estágios, as propostas serão validadas pelos diretores de curso antes da sua divulgação aos estudantes, que poderão apresentar as suas candidaturas de 22 de maio a 7 de junho.

Sobre o ECCE

O ECCE, com cerca de 10 anos de existência, tem vindo a estabelecer uma forte relação entre a FCUP e as empresas, com mais de 300 entidades registadas na plataforma online de gestão deste programa.

O programa ECCE é direcionado a estudantes que pretendam frequentar a unidade curricular de Estágio integrada nos seus planos de estudo, sendo que também permite enquadrar o desenvolvimento de Dissertações em Contexto Empresarial. O plano de trabalhos de estágio tem a duração mínima de 6 e máxima de 9 meses.

O programa de Estágios Curriculares em Contexto Empresarial da FCUP promove a ligação dos seus estudantes ao setor empresarial, complementando a formação académica com competências adquiridas na aplicação de conhecimentos em contexto de trabalho real, essenciais para o ingresso no mercado de trabalho. Para além disso, procura facilitar a inserção de graduados FCUP no mercado de trabalho, desafiar a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos num contexto de trabalho real, aprimorar, em ambiente real, as competências de trabalho em equipa, de gestão de tempo, de comunicação, e de profissionalismo e difundir a formação e competências dos graduados FCUP no mundo empresarial.