Durante o mês de abril, duas equipas de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) rumaram ao norte da Europa para participar  e conquistar a Amsterdam Business Case Competition e da Aarhus University Case Competition, duas das mais prestigiadas competições internacionais de casos de negócio da Europa.

Todos os anos, a Amsterdam Business Case Competition e a Aarhus University Case Competition desafiam estudantes universitários de instituições de ensino superior de todo o mundo para resolver problemas reais e complexos, onde devem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação em situações práticas do mundo real. Para além disso, estas competições promovem o pensamento crítico, o trabalho em equipa, a capacidade de resolução de problemas e a comunicação eficaz.

Nesta edição da Amsterdam Business Competition, o primeiro caso centrou-se na apresentação de recomendações relacionadas com sustentabilidade no grupo hoteleiro Hilton, exigindo aos alunos uma compreensão profunda da sua cadeia de valor e também das questões ambientais e sociais mais relevantes no setor. O segundo caso, abordou as políticas de inovação e marketing da Ab Inbev, líder multinacional no setor das bebidas, exigindo insights perspicazes e soluções inovadoras.

Composta pelos estudantes Inês de Castro, Inês Moura, Vasco Silva e Leonor Moreira, a equipa da FEP acabou por merecer a preferência do júri – formado por profissionais experientes e líderes no setor – e sagrar-se vencedora da competição.

Constança Esteves de Araújo, Lara Forte, Mariana Simões e Nuno Cassiano estiveram em destaque na Aarhus University Case Competition. (Foto: DR)

Já na Aarhus Case Competition, realizada na Dinamarca, nove equipas foram desafiadas a resolver três casos reais diferentes – dois introdutórios e um extenso – com a duração de 24 horas. O objetivo passava por testar a capacidade dos participantes de tomar decisões sob pressão, análise de dados e desenvolvimento de soluções criativas. Esta edição contou ainda com apresentações e workshops das empresas Boston Consulting Group e Deloitte.

Após receber o feedback valioso e fundamentado dos jurados, a equipa da FEP, constituída pelos estudantes Constança Esteves de Araújo, Lara Forte, Nuno Cassiano e Mariana Simões, conquistou mais uma vitória

“Os nossos alunos demonstraram um nível excecional de talento, determinação e trabalho. Estas vitórias refletem o seu próprio mérito, mas também o compromisso da FEP em fornecer uma educação de excelência que prepara para os desafios do mundo dos negócios, de forma global. Enquanto instituição de ensino, garantimos os recursos necessários para participar em competições como estas. A dedicação da nossa equipa académica, o acesso a instalações modernas e o suporte contínuo são elementos fundamentais que ajudam a moldar e fortalecer o sucesso de todos os discentes”, declara o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Já Renata Blanc e Catarina Roseira., ambas Faculty Advisors e Professoras da FEP, notam que “em ambas as competições, as equipas da FEP desenharam propostas inovadoras e muito bem suportadas do ponto de vista analítico. Para além da qualidade das recomendações fizeram uma excelente apresentação oral, destacando-se entre os pares e conquistando o reconhecimento internacional”.

“Esta conquista é testemunho do seu talento, nomeadamente na capacidade de resolução de problemas e também é resultado da qualidade da educação, excelência e inovação promovidas pela FEP”, rematam as docentes.

As equipas premiadas fazem parte do FEP International Case Team (FICT), um organismo estudantil da FEP, que tem como principal atividade a resolução de casos de estudo.