Pedro Camanho, investigador do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de conquistar uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC – European Research Council, em inglês), no valor de de 3,5 milhões de euros, para criar uma nova geração de materiais compósitos que permitam o desenvolvimento do setor aeroespacial. É o único investigador de uma instituição portuguesa a conquistar uma das Advanced Grants 2023, atribuídos pelo ERC.

Com este financiamento europeu, Pedro Camanho vai dedicar-se, nos  cinco próximos anos, ao estudo de uma nova geração de materiais compósitos não convencionais para o setor aeroespacial.

Este trabalho será feito ao abrigo do projeto INELASTIC, que visa reduzir o peso e melhorar a eficiência das estruturas aeronáuticas, através combinação de modelos físicos a várias escalas com inteligência artificial. O projeto ambiciona, ainda, reduzir a pegada ambiental da aviação.

“É com muito entusiasmo que recebo a notícia de ter sido selecionado para receber uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação. É uma oportunidade única para desenvolver um projeto de investigação que poderá criar o conhecimento necessário para desenvolver uma nova geração de materiais e estruturas que potenciem a descarbonização da indústria aerospacial”, afirma Pedro Camanho.

Todos os anos, o ERC atribui bolsas a investigadores que tenham um percurso de relevo na produção científica. A edição 2023 das Advanced Grants recebeu um total de 1829 candidaturas, tendo sido aprovadas apenas 13,9%. Entre os 255 premiados incluem-se mais dois investigadores portugueses – Nuno Maulide e Paula Mendes -, ambos a trabalhar fora do país.

Uma carreia de excelência

Pedro Manuel Ponces Rodrigues de Castro Camanho é doutorado pelo Departamento de Aeronáutica do Imperial College London, investigador do INEGI e membro dos órgãos sociais daquele instituto. É também Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e Presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA).

Enquanto investigador, Pedro Camanho tem-se dedicado ao estudo dos mecanismos de deformação e fratura de materiais compósitos avançados, bem como ao desenvolvimento de novos conceitos para materiais compósitos multifuncionais para o setor aeroespacial.

Ao longo da sua carreira, Pedro Camanho coordenou vários projetos de investigação financiados pela Agência Espacial Europeia, Airbus, NASA, Embraer, Daimler, Aernnova, União Europeia, FCT e Força Aérea dos EUA. Cientista visitante no Centro de Investigação da NASA – Langley Research Center entre 2000 e 2011, é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Fellow da Royal Aeronautical Society (Reino Unido).,

Entre os inúmeros prémios e distinções que acumulou ao longo da carreira incluem-se o Prémio NASA H.J.E. Reid Award for Outstanding Scientific Paper (2006) e “Prémio Carreira” da SPFIE – Associação Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural (2022). Em 2020, conquistou a terceira edição do Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto.