Um ano depois de ter registado o melhor desempenho de sempre no prestigiado do QS World University Rankings by Subject, a Universidade do Porto reforça o feito em 2024 ao figurar entre as melhores universidades do mundo em 28 das 55 áreas de estudo avaliadas na mais recente edição do ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Apesar de estar destacada no mesmo número de áreas de estudo face à edição anterior, a U.Porto melhora a sua posição em seis e surge, pela primeira vez, em três novas áreas. Em relação ao ano anterior, a U.Porto regista ainda mais duas posições entre as 200 melhores do mundo, totalizando agora um novo máximo de 13 posições “top 200” a nível mundial.

Dos resultados agora divulgados, há desde logo a destacar a presença da U.Porto entre as 100 melhores do mundo nas áreas das Ciências Farmacêuticas (sobe da 94.ª para a 92.ª posição) e do Desporto (51-100), que consolidam desta forma a posição alcançada em 2023. Nota também para o regresso da Universidade ao “Top 100” mundial em Arquitetura (51-100) e para a estreia absoluta – e logo entre as 100 melhores – em Engenharia de Petróleos.

Entre as novidades deste ano destaca-se ainda a entrada direta da U.Porto para o lote das 201-250 melhores no domínio da Estatística e Investigação Operacional e das 301-330 melhores em Língua e Literatura Inglesa (301-330), duas áreas em que a Universidade surge pela primeira vez nesta edição do QS World University Rankings by Subject.

Em relação ao ano anterior, a U.Porto melhora também a sua posição nos domínios da Engenharia Mecânica (surge agora como a 148.ª melhor do mundo), Línguas Modernas (251-300), Linguística (151-200) e Medicina (198.ª).

De resto, a Universidade posiciona-se agora: entre as 101 e as 150 melhores nas áreas da Agricultura e Ciências Florestais e Engenharia Civil; entre as 151 e as 200 melhores em Ciência dos Materiais, Educação, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Química; entre as 201 e as 240 melhores em Geofísica; entre as 201 e as 250 melhores em Ciências Biológicas, Ciências do Ambiente, Psicologia e Química; e entre as 251 e as 300 melhores em Física e Astronomia e Matemática.

A U.Porto integra ainda o grupo das 400 melhores nos rankings de Ciência de Computadores (301-350), Finanças (301-350),  Sociologia (301-350), Economia (351-400) e Gestão (351-400).

Ciências da Vida e da Medicina em destaque

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento.  E, em todas elas, a U.Porto posiciona-se entre as 150 e as 300 melhores do mundo.

À semelhança das edições anteriores, é no domínio das Ciências da Vida e da Medicina que a Universidade regista a melhor classificação (176.ª).

A U.Porto surge ainda na 205.ª posição mundial em Engenharia e Tecnologia, na 244.ª em Ciências Naturais, na 280.ª em Artes e Humanidades e na 338.ª em Ciências Sociais e Gestão.

A U.Porto reforça o estatuto de melhor universidade portuguesa nos domínios das Ciências da Vida e da Medicina.  (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

No topo nacional

Na comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge como a melhor portuguesa – de forma isolada ou, ex aequo, com outras instituições – em 16 áreas de estudo.

A U.Porto lidera, de forma destacada, nos domínios da Arquitetura, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Linguística e Medicina, e assume a liderança partilhada em mais nove áreas: Agricultura e Ciências Florestais, Ciência dos Materiais, Ciências Biológicas, Ciências do Ambiente, Educação, Engenharia de Petróleos, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Química e Psicologia.

A Universidade surge ainda no 2.º lugar em oito áreas (Ciência de Computadores, Estatística e Investigação Operacional, Física e Astronomia, Geofísica, Língua e Literatura InglesaLínguas ModernasMatemática Química), em 3.º em três (Economia, Finanças e Sociologia) e em 4.º na área da Gestão.

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa no domínio das Ciências da Vida e Medicina.

Como é feita a avaliação?

A avaliação das mais e 1.500 universidades presentes no QS World University Rankings by Subject 2024 tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados científica Scopus/Elsevier (ver metodologia).

A nível mundial, o ranking é dominado pela Universidade de Harvard (EUA), líder em quatro das cinco grandes áreas avaliadas: Artes e Humanidades, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e também em Ciências Sociais e Gestão. Já o MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA) é o número um em Engenharia e Tecnologia.