A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School continuam a crescer no “European Business School Ranking”, uma iniciativa do Financial Times que destaca anualmente as melhores Escolas de Negócios europeias. No universo das 90 melhores European Business Schools presentes na edição deste ano, as escolas de negócios da Universidade do Porto destacam-se na 53.ª posição, registando uma subida de seis lugares em comparação com o ano passado e de 13 face a 2021.

A classificação divulgada esta segunda-feira é o resultado da combinação das posições das duas escolas – que aparecem nomeadas conjuntamente como “University of Porto | FEP-PBS” –  nas categorias de Executive Education, onde ocupam a 30.ª e 29.ª posições na formação para executivos Custom e Open, respetivamente; Executive MBA, onde alcançam a 56.ª posição; e Global MBA, que coloca o International MBA da Porto Business School na 43.ª posição.

Para José Esteves, dean da Porto Business School, “é um orgulho para a Porto Business School voltar a figurar neste ranking. Continuamos a registar uma evolução positiva, o que reflete a nossa capacidade de melhoria e adaptação às exigências de um mundo em constante transformação, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento do digital e à aposta na sustentabilidade”.

“Esta distinção atesta o sucesso do nosso trabalho no caminho para nos tornamos uma instituição de referência nacional e internacional, comprometida em fomentar a inovação e a educação, focando-nos em áreas fundamentais para a gestão, como por exemplo, a liderança, a transformação digital, a inteligência artificial e a cibersegurança”, projeta o responsável máximo da instituição.

O Diretor da FEP, Óscar Afonso, nota por sua vez que “este resultado reflete o compromisso contínuo da FEP com a excelência académica e destaca a escola como uma referência no cenário europeu”.

Elaborado anualmente pelo Financial Times, o O “European Business School Ranking” destaca a variedade e qualidade da oferta formativa e valoriza diversos critérios como a diversidade do corpo docente e estudantes, o sucesso profissional dos alumni, a internacionalização da escola, e também a classificação da instituição noutros rankings do Financial Times.

Refira-se, ainda, que, ao contrário de outras escolas presentes no ranking, a FEP e a Porto Business School competem em apenas três das quatro categorias que contribuem para esta classificação.

top da edição de 2023 do ranking do Financial Times é liderado pela HEC Paris (França), seguida da London Business School (Reino Unido) e da IESE Business School (Espanha).