A Universidade do Porto figura entre as melhores universidades do mundo em 28 das 54 áreas de estudo avaliadas na edição 2023 do QS World University Rankings by Subject. Trata-se do melhor desempenho de sempre da U.Porto no conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Dos resultados deste ano, há a destacar o reforço da presença da U.Porto entre as 100 melhores nas áreas da Engenharia Civil (51-100) e Gestão da Informação (51-70),  que consolidam desta forma a posição alcançada em 2022. Nota também para o regresso da Universidade ao “Top 100” mundial nos domínios das Ciências Farmacêuticas (94.ª) e do Desporto (51-100).

A grande novidade deste ano prende-se, contudo, com a a entrada direta da U.Porto para o lote das 230 melhores no domínio da Geologia, área em que a Universidade surge pela primeira vez nesta edição do QS World University Rankings by Subject.

Em relação ao ano anterior, a U.Porto melhora também a sua posição nos domínios da Ciência de Materiais (surge agora entre as 151-200 melhores do mundo), Física e Astronomia (251-300), Psicologia (201-250) e Química (201-250).

De resto, a Universidade posiciona-se agora entre as 101 e as 150 melhores nas áreas da Agricultura, Arquitetura e Engenharia Química; entre as 151 e as 200 melhores em Educação, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica; entre as 201 e as 230 melhores em Geofísica; entre as 201 e as 240 melhores em Arte e Design; entre as 201 e as 250 melhores em Ciências BiológicasCiências do Ambiente e Medicina, e entre as 251 e as 300 melhores em Ciência de Computadores, Linguística e Matemática.

A U.Porto integra ainda o grupo das 400 melhores nos rankings de Finanças (301-330), Línguas Modernas (301-400), Sociologia (301-340), Economia (351-400) e Gestão (351-400)

Ciências da Vida e da Medicina em destaque

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento.  E, em todas elas, a U.Porto regista uma forte subida.

À semelhança da edição anterior, é no domínio das Ciências da Vida e da Medicina que a Universidade regista a melhor classificação (139.ª), registando uma subida de sete posições.

A maior subida regista-se contudo, no domínio das Ciências Sociais e Gestão, em que a U.Porto escala 64 lugares até ao 298.ª posição (era 362.ª) a nível mundial. Já na área das Ciências Naturais, a Universidade ascende 50 lugares, fixando-se agora na 233.º posição (era 283.ª) do mundo.

A U.Porto surge ainda na 193.ª posição mundial (era 196.ª) em Engenharia e Tecnologia e na 261.ª (era a 294.ª) em Artes e Humanidades.

A área das Ciências Sociais e Gestão é aquela em que a U.Porto mais cresce no QS World University Rankings by Subject 2023.  (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

No topo nacional

Na comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge como a melhor portuguesa – de forma isolada ou em a ex aequo com outras instituições – em 17 áreas de estudo.

A U.Porto lidera, de forma destacada, nos domínios da Arte e Design, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Gestão de Informação, Medicina e Psicologia, e assume a liderança partilhada em mais dez áreas: Agricultura, Arquitetura, Ciência dos Materiais, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Química, Geofísica, Geologia, Linguística e Psicologia,

A Universidade surge ainda no 2.º lugar em sete áreas (Ciência de ComputadoresCiências do Ambiente, Engenharia Mecânica, Física e AstronomiaLínguas ModernasMatemática Química), no 3.º em três (Economia, Finanças e Gestão) e em 4.º em Sociologia.

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa no domínio das Ciências da Vida e Medicina.

Como é feita a avaliação?

A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados científica Scopus/Elsevier (ver metodologia)

A nível mundial, os rankings das cinco grandes áreas avaliadas áreas são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), número um em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que prevalece em Artes e Humanidades.