Uma análise ao impacto do comportamento sedentário pós-cirurgia bariátrica, um estudo sobre a presença de microplásticos nas sardinhas, ou outro sobre o nível de conhecimento da sociedade sobre os níveis de iodo nas mulheres grávidas. Estes são alguns dos temas dos projetos de investigação que serão apresentados no IJUP 2020 – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto. Nesta 13.ª edição, o evento junta perto de 900 participantes, ao longo de três dias – 12 a 14 de fevereiro – na Reitoria da Universidade do Porto.

Da literatura, à arquitetura, criminologia, química ou farmácia, os projetos de investigação abrangem grande parte das áreas científicas da Universidade do Porto. Seja em formato de poster ou apresentação oral, os 487 projetos serão apresentados por jovens investigadores do 1.º, 2.º ciclos ou Mestrado Integrado da U.Porto – incluindo estudantes de mobilidade provenientes de todo o mundo – como se de um verdadeiro “congresso científico” se tratasse.

No caso das apresentações orais, cada participante tem que apresentar o seu artigo em língua inglesa, num limite máximo de 10 minutos, e submetê-lo a um período de debate e discussão global de 20 a 30 minutos.

Da mesma forma, os posters apresentados deverão cumprir as medidas padrão para os mesmos, redigindo a informação em inglês e disponibilizando-se para apresentar o projeto representado nas sessões de visitas aos mesmos.

O evento organiza-se em 50 sessões paralelas, organizadas por área temática, a decorrer entre quarta e sexta-feira, das 9h00 às 18h30. O programa completo pode ser consultado aqui.

À semelhança de edições anteriores. os melhores trabalhos apresentados serão ainda avaliados e distinguidos por professores e investigadores da U.Porto, tendo em conta a área científica em que se enquadram.

13 anos a relevar a melhor investigação jovem made in U.Porto

Organizado desde 2008, o IJUP é um projeto pioneiro em Portugal. Trata-se do primeiro contacto dos estudantes universitários com o mundo da investigação, num evento preparado sob os moldes de um congresso científico. Ao longo das 12 edições anteriores, foram apresentados mais de 5 mil projetos científicos nas mais variadas áreas do saber.

Patrocinado pelo Santander Universidades, o IJUP é organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, em conjunto com uma comissão científica composta por professores e investigadores das diferentes faculdades e centros de investigação da Universidade.