Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) vai promover, entre os dias 2 e 7 de abril, mais uma edição da “Active” Week”, recheada de atividades que prometem pôr a “mexer” toda a comunidade e, ao mesmo tempo, apoiar as causas de duas associações solidárias

Como já é tradição neste evento, o UPFit abrirá um conjunto de aulas gratuitas, para que todos possam conhecer a diversidade de aulas oferecidas pelo programa de fitness da U.Porto.

A Active Week arranca às 17h30 de terça-feira, 2 de abril, com uma aula de Pilates no CDUP-Boa Hora.

Quarta-feira (3 de abril), será possível experimentar gratuitamente a sessão de Hidroginástica na piscina da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP).

Já na quinta-feira (4 de abril), o convite é dirigido aos apaixonados pela corrida, a juntarem-se a uma sessão especial do programa UPRunning, no Estádio Universitário, às 18h30.

A semana termina na sexta-feira, 5 de abril, com uma sessão de Musculação marcada para as 18h30, na FADEUP.

Descobrir o Porto e um treino inclusivo

Quantos gostariam de conhecer melhor a cidade do Porto? Portuenses ou não, há sempre coisas a descobrir a Invicta. Algo que poderá ser comprovado na prova de orientação que o CDUP-UP preparou para o final da tarde (17h00) de 3 de abril.

As equipas participantes neste Peddy Paper deverão ter entre três e quatro elementos. A inscrição pode ser feita até 2 de abril e tem um custo de 2 euros por equipa, valor que reverterá na totalidade para  Associação Mundo a Sorrir.

No dia seguinte, a 4 de abril, o UPFit Adaptado vai organizar um Circuit Training Inclusivo gratuito adaptado a todas as necessidades individuais. Esta é uma atividade especialmente direcionada para pessoas com deficiência.

O programa é abrangente e inclui uma sessão especial de Desporto Adaptado.

Um fim de semana de atividade física para toda a família!

A 6 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física, o convite é dirigido a toda a família para uma manhã preenchida de atividades.

Os Fun Family Games terão lugar no Estádio Universitário a partir das 10h00 e pretendem ativar e animar desde o mais pequeno ao mais graúdo da família.

A participação neste evento tem um custo de 2 euros por família, valor que reverterá igualmente para a Associação Mundo a Sorrir.

Caminhada pelo Autismo

De forma a assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 abril), o CDUP-UP, juntamente com a Vencer Autismo, preparou ainda a habitual Caminhada pelo Autismo, que se realizará a 7 de abril, às 10h00, no Estádio Universitário.

A participação neste percurso de quatro quilómetros tem um custo de 5 euros por pessoa (com uma t-shirt de oferta incluída). As inscrições para esta atividade revertem na totalidade para a Vencer Autismo.

A Caminhada pelo Autismo já é uma tradição desta semana de comemoração do Dia Mundial da Atividade Física. (Foto: DR)

Quem é o mais ativo da semana? O desafio está lançado!

Ao longo de toda a semana, toda a comunidade poderá participar no desafio “O mais ativo!”, proposto pelo CDUP-UP.

Os participantes no Desafio Online deverão, ao longo da semana, enviar os seus dados de treino, de corrida ou caminhada, para o respetivo formulário online.

Também nas sessões de Musculação do CDUP-UP, todos podem participar na Active Week.

O objetivo do Desafio Musculação será a realização de quatro exercícios, indicados pelo professor na sala, fazer 10 repetições em cada um até perfazer um circuito completo, durante cinco minutos.

Nas sessões de Pausa Ativa, os colaboradores da U.Porto também serão desafiados a participar na Semana Ativa da U.Porto. O Desafio Pausa Ativa passa por realizar agachamentos durante 2 minutos.

No final, todos os agachamentos em cada uma das Unidades Orgânicas serão transformados em calorias gastas (cada agachamento será contabilizado como 1Kcal.), que posteriormente serão convertidos no valor a reverter para a Mundo a Sorrir.